Agências do Trabalhador oferecem vagas para pessoas com deficiência 22/09/2021 - 10:45

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho realizou nesta terça-feira (21), nas Agências do Trabalhador do Paraná, uma ação exclusiva para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, batizada como Dia D. O secretário Ney Leprevost destacou a iniciativa como parte de outras ações de garantias dos direitos das pessoas com deficiência beneficiários reabilitados do INSS.

“O Dia D é de atendimento exclusivo para esses trabalhadores, para que eles possam superar as próprias limitações e também para fazer com que as empresas aproveitem o potencial dos profissionais", afirma o secretário Ney Leprevost.

A iniciativa da Sejuf foi executada pelo Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda e pelo Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência.

EMPRESAS PARCEIRAS - A ação ofereceu vagas para as pessoas com deficiências nas 216 agências do Paraná, disponibilizadas por empresas parceiras, que receberam os currículos para análise e encaminhamento para entrevista. 

“Nós oferecemos vagas em todas as 216 agências do Paraná, sendo que 350 delas estão sendo intermediadas pela Agência do Trabalhador de Curitiba. Na capital, estamos com mais de 20 empresas fazendo as entrevistas para agilizar a contratação desse trabalhador com carteira assinada”, explicou Suelen Glinski, chefe do Departamento do Trabalho, da Sejuf.

A iniciativa atraiu centenas de candidatos na Agência de Curitiba. “Moro com minha família e estou parado há três anos. Vim atrás de uma oportunidade de auxiliar administrativo ou recepcionista”, contou Erilis Gritten, de 26 anos.

RELATÓRIO DE VAGAS DISPONÍVEIS – De acordo com o relatório da Intermediação da Mão de Obra (IMO), de janeiro a agosto deste ano, vinculado ao Ministério do Trabalho, o Paraná tem 4.053 postos de trabalho para pessoas com deficiências, as Agências do Trabalhador encaminharam 3.585 candidatos e 566 já estão trabalhando efetivamente.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca).