Artesãos paranaenses se destacam no 15º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, realizado em Brasília 16/05/2022 - 17:06

Os 12 artesãos paranaenses que participaram do 15º salão do artesanato em Brasília, voltaram empolgados com o resultado obtido. Eles expuseram seus produtos para milhares de pessoas que durante o período de 4 a 8 deste mês no 15º Salão Artesanato Raízes Brasileiras, no shopping Pátio Brasil. As obras dos artesãos paranaenses se destacaram, pela expressividade, criatividade e qualidade, entre as mais de 40 mil peças artesanais produzidas em todas as 27 unidades federativas.

Para Rogério Carboni, secretário da Justiça, Família e Trabalho, “a participação dos artesãos paranaenses no Salão de Artesanato Raízes Brasileiras foi muito positiva e possibilitou a valorização das suas obras. A atividade é caracterizada como economia solidária, uma das políticas públicas de estímulo a geração de renda e de empregabilidade, priorizadas pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) no Governo Carlos Massa Ratinho Júnior”.

Ele complementou: “O artesanato é uma importante fonte de renda para muitas famílias paranaenses. A atividade colabora com a ocupação de uma parcela importante da população, além de auxiliar no estímulo ao turismo no Estado”.

Para o coordenador de Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Ricardo Opolz, a atividade envolve muito mais profissionais em todo o Estado, uma vez que os critérios do Governo Federal são muito específicos para se registrar. “A orientação do secretário Rogério Carboni é no sentido de ampliar esse registro no Paraná e dar apoio e orientação para esses profissionais”, enfatizou Ricardo Opolz. Atualmente, o Paraná tem cerca de 600 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro.