CEDCA convoca sociedade civil para participar das eleições 01/07/2019 - 16:07

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) vai promover eleições para escolher as doze organizações da sociedade civil que irão compor o colegiado para o biênio 2019/2021. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cedca.pr.gov.br, de 9 de julho a 9 de agosto. O pleito será realizado em 13 de setembro via internet, por meio de plataforma digital.

O mandato dos conselheiros é de dois anos e podem participar organizações da sociedade civil que possuam sede e atuação dentro do Estado do Paraná. As vagas serão distribuídas nas nove regionais ampliadas (Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Cascavel, Ponta Grossa, Jacarezinho, Londrina, Maringá e Toledo), sendo que a regional de Curitiba, onde está localizada a maior concentração de crianças e adolescentes do Estado, terá o direito de eleger quatro organizações para serem conselheiras. Nas demais, cada regional ampliada terá o direito de eleger apenas uma organização.

As regionais ampliadas foram criadas para garantir a participação de conselheiros das diversas regiões do Paraná, respeitando o número absoluto de crianças e adolescentes vivendo no Estado do Paraná: Curitiba possui 30,30% das crianças e adolescentes do Estado, Maringá 6,15%; Paranavaí 2,55%; Francisco Beltrão 3,28%; Campo Mourão 3,05%; Jacarezinho 2,79%; Cornélio Procópio 2,20%; Umuarama 2,34%; Londrina 7,61%; Cascavel 4,39%; Ponta Grossa 7,86%; Ivaiporã 1,71%; Pato Branco 2,60%; Toledo 2,61%; Foz do Iguaçu 4,65%; Apucarana 2,74%; Cianorte 1,44%; Guarapuava 4,13%; Laranjeiras do Sul 1,37%; Irati 1,66%; União da Vitória 1,75%;, e Paranaguá 2,82% das crianças e adolescentes do Estado.

A Comissão Eleitoral contará com a participação para acompanhamento e fiscalização de representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.