CEMVEJ participa da “Semana do Nunca Mais”, em Brasília 03/04/2023 - 11:19

Nos dias 28 e 29 de março, o Comitê Estadual Verdade, Memória e Justiça (CEMVEJ) esteve representado em uma série de eventos realizada em Brasília pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Aluizio Palmar, membro do CEMVEJ, representou o conselho na “Semana do Nunca Mais – Memória Restaurada, Democracia Viva”.

Durante a participação no evento, Palmar acompanhou a reunião dos familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos, que contou com a participação do ministro Sílvio Almeida. Aluizio Palmar detalhou, em sua fala, a atuação do CEMVEJ e sobre o Lume – Lugar de Memória, espaço instalado no antigo Presídio do Ahú, em Curitiba, que relembra a história do Paraná durante os anos do regime militar brasileiro, entre 1964 e 1985.

“O Ministro Sílvio Almeida mostrou bastante interesse em conhecer o Lume”, relatou Palmar. “Eu o convidei, em nome do CEMVEJ, para participar de uma palestra a respeito desse tema e para conhecer o espaço, e também pedi apoio do MDHC aos espaços de memória”, continuou.

Ainda na reunião com o Ministro, Palmar requisitou a continuação das busca pelos desaparecidos políticos que foram vítimas da “Chacina do Parque Nacional do Iguaçu”, ocorrida em julho de 1974.

Também durante a agenda em Brasília, Aluizio participou de reunião do Ministro com entidades representativas de anistiados e anistiandos. Na oportunidade, ele reivindicou a continuação dos programas de cunho pedagógico, visando o resgate da Memória Política. Palmar também relatou ao Ministro sobre os trabalhos do Fórum Paranense MVJ (Memória, Justiça e Verdade) e sobre a cartilha “Os Caminhos da Memória”.

A “Semana do Nunca Mais – Memória Restaurada, Democracia Viva” foi um evento realizado pelo MDHC, por meio da Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, entre os dias 24 de março e 2 de abril. O objetivo do evento foi retomar agendas institucionais pela preservação da memória, da verdade, da luta pela democracia e justiça social.