Carretas do Conhecimento formam 174 pessoas em Curitiba no mês de abril 05/04/2022 - 19:20

Um grupo de 174 novos profissionais de Corte e Costura Industrial, Panificação Básica e Elétrica Automotiva será formado no mês de abril, em Curitiba, pelos cursos de qualificação profissional “Carretas do Conhecimento”. O programa, desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, com a Volkswagen do Brasil, Fundação Volkswagen e Senai-PR, oferece 10 cursos gratuitos em diversas áreas para os trabalhadores paranaenses.

Os cursos têm 80 horas de duração e são realizados dentro das próprias Carretas, com professores do Senai. Os 60 alunos do Bairro Alto estão recebendo formação em Panificação e outros 54, em Santa Felicidade, em Eletricidade Automotiva. No Boqueirão, 60 pessoas irão se formar em Corte e Costura Industrial.

“É a possibilidade de a pessoa aprender um ofício, voltar ao mercado de trabalho ou mudar de área. Uma chance que vai passar por 56 municípios do Paraná”, ressaltou a chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Sejuf, Suelen Glinski.

Para alguns alunos, o curso representa uma oportunidade de ter uma nova capacitação para o mercado de trabalho. É o caso de Yomaira Diana Medrano Herrera, venezuelana que está há um ano e meio em Curitiba.

“É uma grande oportunidade para aprender um pouco mais sobre a costura, uma atividade que eu gosto muito. As aulas são muito interessantes, a professora é muito boa e a convivência com os companheiros foi muito boa também. Estou muita grata por essa chance”, relatou.

“O curso de corte e costura em especifico tem uma característica muito bacana, possibilita que muitas mulheres paranaenses consigam sua independência financeira, a partir de uma qualificação de qualidade”, afirma Liza Fortes, coordenadora de Qualificação do Departamento do Trabalho e Estímulo de Geração de Renda da Sejuf.

COMO SE INSCREVER – Para fazer a inscrição nos cursos das Carretas do Conhecimento é necessário ser maior de 16 anos; preencher uma autodeclaração de escolaridade mínima de ensino fundamental completo e ir pessoalmente até a Agência do Trabalhador de seu município.

CARRETAS DO CONHECIMENTO – Lançado em 2019, o programa já ofereceu 8.160 vagas em cursos profissionalizantes, em 146 localidades, com um total de investimentos de R$ 6,9 milhões.  Até o final de 2022 serão oferecidos ainda 63 novos cursos em 55 municípios paranaenses.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)