Carretas do Conhecimento oferecem 1.884 vagas para cursos profissionalizantes em 30 cidades 17/01/2022 - 08:30

As Carretas do Conhecimento, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, vão oferecer 1.884 vagas para cursos profissionalizantes em 30 municípios do Paraná nos quatro primeiros meses do ano.

O secretário Ney Leprevost destaca que os profissionais formados pelas Carretas do Conhecimento têm obtido colocações rápidas no mercado de trabalho.

“As empresas se instalam no Paraná porque sabem que nossos trabalhadores são os mais qualificados do Brasil. As Carretas do Conhecimento são bom caminho para melhorar ainda mais essa qualificação”, afirma o secretário da Justiça, Ney Leprevost.

O primeiro curso de 2022 já está em andamento. Uma turma de 54 alunos está cursando “Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar Condicionado” no bairro do Tatuquara, em Curitiba. Neste ano, as aulas serão presenciais, uma vez que por força da pandemia, o formato adotado em 2021 foi híbrido, com parte dos alunos fazendo o acompanhamento on-line.

A programação prevê que Curitiba e mais 11 municípios receberão cursos ainda no mês de janeiro. A formação em Eletricidade Automotiva será oferecida em Rolândia e Quitandinha; Mecânica de Automóveis em Campina Grande do Sul e Santa Izabel do Oeste; Mecânica de Motocicletas em Maria Helena, Lapa e Sertaneja; Mecânica Industrial em Palmas; Hidráulica e Pneumática Industrial em São José dos Pinhais; Eletricidade Predial em são Sebastião da Amoreira e Panificação Básica em Nova Prata do Iguaçu.

No mês de fevereiro serão atendidos os municípios de Clevelândia (Corte e Costura), São Jorge do Patrocínio (Eletricidade Predial), Matinhos (Manutenção de Ar Condicionado), Leópolis (Panificação), Guaíra (Mecânica de Motocicletas), Icaraíma (Manutenção de Ar Condicionado), Alto Piquiri (Eletricidade de Automóveis), Mallet (Corte e Costura), Mandirituba (Eletricidade Predial), Piraquara (Mecânica de Motocicletas) e Tijucas do Sul (Mecânica Industrial). Curitiba ainda terá duas etapas, com o curso de Mecânica de Automóveis, no bairro Fazendinha e Eletricidade Automotiva, em Santa Felicidade.

Para o mês de março estão programados cursos nas cidades de Araucária (Mecânica de Automóveis), Guaratuba (Manutenção de Ar Condicionado), Bituruna (Corte e Costura), Centenário do Sul (Eletricidade Industrial), Almirante Tamandaré (Panificação), Terra Boa (Manutenção de Ar Condicionado) e Pinhalão (Mecânica de Motocicletas). Curitiba terá outros dois cursos: Panificação no Bairro Alto e Corte e Costura, no Boqueirão.

No total, serão 102 turmas com uma carga horária de 2.270 horas. As inscrições para os cursos devem ser feitas diretamente nas agências do trabalhador e não mais serão aceitas pelo site.

Cursos em 2021 - O programa Carretas do Conhecimento ofereceu, ao longo de 2021, 1.782 vagas em cursos profissionalizantes em 35 municípios, com investimentos de R$ 2,862 milhões. Foram 104 turmas nas habilitações de elétrica automotiva, informática básica, refrigeração, mecânica industrial, corte e costura industrial, instalações elétricas, manutenção de motocicletas e panificação.

Parceria – O projeto Carreta do Conhecimento é uma parceria lançada na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, com a Fundação Grupo Volkswagen, a Volkswagen e o Senai-PR.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca).