Cartão Futuro do Governo do Paraná é apresentado no Encontro Nacional de Gestores Estaduais da Juventude, em Brasília 15/12/2021 - 07:50

O Programa Cartão Futuro, do governo Carlos Massa Ratinho Junior, operacionalizado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) foi apresentado no Encontro Nacional de Gestores Estaduais da Juventude, em Brasília, pelo coordenador da Juventude da Sejuf, Samuel Tives. A apresentação aconteceu na última semana e teve como objetivo mostrar ações do Paraná voltadas para desenvolver, estimular e impulsionar políticas públicas para as juventudes.

Ney Leprevost, secretário da Sejuf, entende que “a representação do Paraná, através do nosso coordenador de juventude, Samuel Tives, neste encontro de relevância nacional, é mais uma evidência da importância que a causa da juventude tem em nossas políticas públicas. Um evento como este porte agrega muito e oportuniza que o Paraná exponha nossos bem sucedidos programas – como é o caso do Cartão Futuro -, a todos os líderes do segmento jovem no país. Um estado como o nosso, que dá a devida e merecida atenção a juventude é um estado comprometido em oferecer oportunidades para a sua juventude, sobretudo a camada que vive em situação de vulnerabilidade social, ter acesso ao disputado mercado de trabalho”.

Cartão Futuro - O programa Cartão Futuro é uma parceria do Governo do Paraná com o Cedca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente) e com os empresários e tem como objetivo garantir o direito a primeira oportunidade de trabalho para jovens e adolescente e também a proteção no trabalho.Os recursos são do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). A gestão do programa está à cargo da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, do Governo do Estado.

De acordo com o secretário Ney Leprevost, além de tirar o jovem das ruas, é uma forma de combate à evasão escolar, que aumentou muito durante a pandemia, uma vez que o programa exige que o jovem esteja matriculado para ter acesso ao contrato.“Este é o maior programa no Brasil para o primeiro emprego do jovem aprendiz. Estamos buscando novas formas de ampliar o seu alcance e garantir acesso dos paranaenses ao mercado de trabalho”, disse o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O incentivo do governo aos empresários amplia a parceria do Poder Executivo estadual com o setor produtivo na retomada da economia neste período de recuperação pós-pandemia.

Por sua vez, o coordenador da Juventude no Paraná, Samuel Tives, revelou que “os programas voltados à juventude que desenvolvemos no Paraná são referência para o Brasil. Neste encontro tivemos a oportunidade de apresentar o Cartão Futuro em especial, mas também falamos das Carretas do Conhecimento, do Microcrédito, Saúde Financeira da Juventude e de outros programas da nossa Sejuf aos participantes que vieram de todo o país, deixando-os cientes do quanto nos dedicamos às causas da juventude em nosso estado”.

(Via Assessoria de Imprensa – Josias Lacour)