Censes do Paraná promovem atividades alusivas à saúde do homem 01/12/2022 - 10:09

O mês que se encerra nesta quarta-feira (30) foi marcado pela campanha Novembro Azul, de conscientização sobre a saúde do homem. Apesar de o foco principal do movimento ser a prevenção ao câncer de próstata, ele também serve para despertar até mesmo os cuidados mais básicos. A rede de socioeducação paranaense promoveu diversas ações ao longo do mês, voltadas aos adolescentes e jovens do sexo masculino.

Servidores das unidades de socioeducação também participaram de palestras e realizaram exames para assegurar que a saúde esteja em dia. “A meta é garantir um ambiente saudável em todos os sentidos dentro dessas unidades, que são responsáveis pela reinserção de jovens em conflito com a lei à sociedade”, explicou o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni.

Em Ponta Grossa, os adolescentes do Centro de Socioeducação (Cense) fizeram testes rápidos de saúde no início do mês, além de uma caminhada com a participação dos servidores da unidade. O objetivo foi intensificar a conscientização sobre a importância da campanha Novembro Azul e dos cuidados cotidianos com a saúde.

A diretora do Cense Ponta Grossa, Gabrieli do Nascimento, falou do impacto destas ações. “Temos uma equipe de saúde muito preocupada com os cuidados com as pessoas que estão aqui dentro, no dia a dia. Focamos não apenas na saúde do corpo, mas também da mente, que é muito importante”, explicou.

O Cense de Ponta Grossa promoveu outras atividades ao longo do mês, como coleta de sangue dos internos para exames laboratoriais, rodas de conversa com funcionários, lanches e um bingo voltado para os servidores da unidade.

No dia 10, as atividades ocorreram na unidade de Fazenda Rio Grande. Internos e servidores acompanharam palestras sobre hábitos saudáveis de alimentação e outros cotidianos, seus impactos na saúde do homem e a quebra de preconceitos relacionados a esses cuidados. “A prevenção ao câncer de próstata e outras doenças é muito importante, e os cuidados do dia a dia são fundamentais. Tentamos repassar a eles a importância desse cuidado”, ressaltou Alex Sandro da Silva, diretor do Cense.

Em 18 de novembro foi o Cense Pato Branco que ofereceu palestras aos jovens. Foram abordados temas como sexualidade, higiene, infecções e doenças sexualmente transmissíveis e o câncer de próstata, foco principal do Novembro Azul. As informações foram abordadas por profissionais e acadêmicos de enfermagem, que também esclareceram dúvidas dos rapazes.

“Tivemos uma ótima participação dos adolescentes, que se sentiram muito à vontade para tratar do assunto, tiraram dúvidas e deram feedback positivo. Já tínhamos feito atividades referentes ao Outubro Rosa, mesmo atendendo adolescentes e jovens do sexo masculino, visando à conscientização e absorção de conhecimento. Essas atividades são muito valorizadas por todos nós da equipe”, disse o diretor Alvanir Zanella.

Em Cascavel, a ideia de prevenção aos problemas de saúde do homem foi levada mais ao pé da letra. Nos dias 22 e 23 desse mês, uma dinâmica voltada aos servidores apresentou um treino funcional e uma oficina de kung fu com um mestre da modalidade. “O pessoal participou e se divertiu bastante. O servidor gosta de participar de atividades diferenciadas e espera receber essa atenção”, explicou Leanderson Minikoski, diretor do Cense Cascavel.

O Cense de Umuarama promoveu, no dia 26, palestras sobre Saúde do Homem direcionadas especialmente aos servidores. Aos participantes com 40 anos ou mais foi entregue guia autorizada para realização de exame laboratorial.

O Centro de Socioeducação de Laranjeiras do Sul e a Secretaria de Saúde do município disponibilizaram aos servidores exames de sangue para diagnóstico de câncer de próstata. Além disso, palestras e conversas com trabalhadores e adolescentes abordaram a temática da saúde do homem ao longo do mês.