Cento e oito municípios já aderiram ao programa Amigo da Pessoa Idosa com apoio da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná 12/02/2021 - 20:03

Cento e oito municípios paranaenses já aderiram ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), criado para promover a integração de políticas públicas para que comunidades e cidades se tornem amigas das pessoas com mais de 60 anos. No Estado, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, através do Departamento da Pessoa Idosa, presta assessoria técnica às cidades que desejam implantar a iniciativa, que é do Ministério do Desenvolvimento Social.

“Convidamos os municípios paranaenses a aderirem à proposta, que tem como objetivo proporcionar à população um envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável”, explicou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, complementando que está é uma das prioridades do Governo Ratinho Junior.

O trabalho da Secretaria de Justiça consiste em assessorar os municípios para que efetivem os 5 selos propostos, sendo eles: Adesão, Plano, Bronze, Prata e Ouro. Entre os municípios, 108 têm o selo de Adesão, 84 estão em processo para o selo Plano e 1 já é selo Bronze. No estado, Pato Branco é considerada a primeira cidade amiga do Idoso e a 3ª do Brasil, certificada pelo Governo Federal e pela OMS.

Este programa é baseado no “Guia Global: Cidade Amiga do Idoso” e “Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, estudos estes realizados pela Organização Mundial da Saúde. A avaliação é feita através de 8 dimensões propostas pela OMS, que são elas:  Ambiente físico; Transporte e Mobilidade Urbana; Moradia; Participação; Respeito e Inclusão Social; Comunicação e Informação; Oportunidades de Aprendizagem; Saúde, Apoio e Cuidado. No Brasil uma proposta a mais foi inserida, a “Escolhas Locais”, totalizando 9 ações.

COMO PARTICIPAR - A adesão ao Ebapi pode ser feita no site do Ministério do Desenvolvimento Social: http://sisbapi.paas.cidadania.gov.br/

O termo de adesão deverá contar com a participação de todos os setores do município, incluindo assistência social, saúde, habitação, planejamento urbano e transporte, entre outros. O protagonismo da população idosa também é indispensável, representada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Confira os municípios paranaenses que já estão integrados ao programa:

Apucarana
Paulo Frontin
Porto Vitória
São Mateus do Sul

(Via Assessoria de Imprensa – Tamara Dalcanale).