Conselho da Juventude do Paraná discute orçamento estadual para políticas públicas 25/06/2020 - 14:34

O Conselho Estadual da Juventude do Paraná (CEJUV) debateu esta semana, em assembleia extraordinária por videoconferência, a destinação orçamentária para políticas públicas de juventude para o exercício de 2021, bem como a Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado do Paraná.

A reunião contou com a participação da atual Secretária Nacional de Juventude, Jayana Nicaretta, que falou sobre as ações de promoção da saúde da população em período de pandemia e a sua expectativa pelo avanço das discussões sobre a Carteira de Trabalho Verde e Amarela (CTVA) no Senado Federal. “Esta ação deve beneficiar empregadores que contratarem jovens de 18 a 29 anos”, afirmou.

O presidente do Conselho Estadual da Juventude do Paraná, Fauze Salmen Neto, salientou sobre a adesão dos jovens paranaenses ao programa Juventude Empreendedora, que promoveu capacitações online para 2.500 jovens de 114 municípios do Paraná. “Das 10 mil inscrições de todo o Brasil, um quarto foi de jovens paranaenses”, explicou Salmen, lembrando que o programa vai auxiliar na criação e desenvolvimento de negócios com baixo investimento.

Também foi apresentada, a proposta de realizar levantamento de projetos de lei que beneficiam a juventude do Paraná, bem como, o monitoramento do projeto de lei que envolve a redução de mensalidades de universidades privadas em período de pandemia, que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, e a articulação com membro da Defensoria Pública do Estado, para produção e veiculação de vídeo sobre direitos e limitações de estudantes de universidades privadas em relação às mensalidades cobradas por essas instituições de ensino durante a pandemia.