Conselho da Juventude do Paraná é o primeiro colegiado do Brasil a aderir ao Sistema Nacional da Juventude 06/07/2020 - 15:22

O Conselho Estadual da Juventude do Paraná (Cejuv-Pr) é o primeiro colegiado do Brasil a aderir ao Sistema Nacional da Juventude, um órgão do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos que tem como objetivo promover políticas públicas voltadas a população jovem. 

A adesão foi feita esta semana, pelo presidente do Cejuv Fauze Salmen Neto, o coordenador Samuel Tives, da Política Estadual da Juventude da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e a secretária nacional da juventude Jayana Nicaretta da Silva. “A partir de agora o Conselho da Juventude do Paraná faz parte da articulação e organização da União, Estados,  Distrito Federal, municípios e sociedade civil, na promoção de políticas públicas de juventude”, explicou o secretário Mauro Rockenbach, da Justiça, Família e Trabalho.

O presidente do Cejuv  Fauze Salmen Neto, informou que este pacto é permanente e vai proporcionar aos jovens paranaenses acesso a todos os benefícios do Sinajuve,  como cursos de capacitação para gestores, modelo de minutas contratuais para facilitar a implementação de políticas públicas relacionadas à juventude, mapa com geolocalização e informações de locais promotores dessas políticas e participação em consultas públicas sobre propostas de atos normativos em matéria de juventude. “Podemos trazer muitas ideias novas para a área da juventude, como a intersetoralidade e a transversalidade de ações, projetos e programas destinados à população jovem, além de intercâmbio de boas práticas, integração de políticas públicas de juventude ao ciclo do Plano Plurianual-PPA e do Orçamento Anual”, afirmou.

A parceria prevê ainda, a cooperação técnica entre o Executivo, Legislativo e Judiciário; Ministério Público e as Defensorias Públicas da União, dos Estados e do Distrito Federal para a observância do Estatuto da Juventude. “Com isso, teremos  integração com os órgãos nacionais e com todos os outros estados, o que vai nos ajudar na captação de projetos, ideias e ações aqui no Paraná”, disse Tives.

GALERIA DE IMAGENS