Conselho da Mulher discute em Guarapuava a criação de fundo 16/07/2019 - 16:40

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher realizou nesta terça-feira (16/07) uma reunião ampliada com os municípios da área de atuação do escritório regional de Guarapuava da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Um dos pontos de discussão foi a criação do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, cujos recursos serão utilizados no financiamento de ações para a implantação de políticas públicas voltadas para as mulheres.

Também está em pauta a realização da V Conferência Nacional de Política para Mulheres, para fortalecer a construção da política para mulheres no Paraná, além de promover e ampliar a participação do controle social. “Estamos trabalhando para promover a criação de conselhos municipais da mulher, trazendo os municípios para mais perto da discussão e também o fortalecimento da mulher no âmbito profissional, familiar e social”, diz a chefe do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher da Sejuf, Mara Sperandio.

O secretário Ney Leprevost reforça que o objetivo da sua gestão é garantir às mulheres a prevenção contra violências, assistência e a garantia de que seus direitos sejam respeitados. “Queremos construir uma política pública para mulheres baseada em um intenso processo de diálogo travado entre governo e sociedade civil”, afirma.

O evento contou com a presença da secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Guarapuava, Priscila Schran, e de representantes dos municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu e Turvo.