Conselhos tutelares do Paraná serão totalmente equipados 20/07/2021 - 16:50

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, recebeu nesta terça-feira (20) a confirmação da estruturação completa de todos os conselhos tutelares no Estado. A informação foi dada pelo secretário Nacional dos Direitos da Criança, vinculado ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Maurício Cunha.

“Tenho orgulho de ser paranaense porque o Estado é uma referência nacional de políticas para as crianças. Quero parabenizar o Paraná por ser o primeiro Estado do Brasil a rejeitar os efeitos da PEC 109, que permitiria a retirada de recursos de programas da infância para pagar dívidas que não têm relação com a área”, afirmou o secretário.

Cunha esteve em Curitiba para anunciar também a instalação de um novo tipo de atendimento às crianças vítimas de violência. Será implantado em Paranaguá, com o lançamento no dia 2 de agosto, o Centro Integrado de Atendimento às Crianças e Adolescentes vítimas de violência. “É uma iniciativa pioneira, que vamos reunir vários serviços em um mesmo local para atender às crianças e adolescentes vítimas de violência, a exemplo do que é feito hoje na Casa da Mulher Brasileira”, completou o secretário.

A unidade de Paranaguá será implantada com recursos do Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente, no valor de R$ 1,8 milhão “O secretário nacional trouxe boas notícias ao Paraná. Quero agradecer a nossa bancada federal que destinou parte das emendas de bancada para equipar totalmente os nossos conselhos tutelares”, afirmou Ney Leprevost.

Além da implantação do novo centro, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos também vai repassar 28 carros para serem utilizados pelos conselhos tutelares do Estado. “O Paraná já tem política semelhante, com a atuação da Força-Tarefa Infância Segura, com ações intersetoriais, criada há dois anos”, informa o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Wilson.

O secretário Ney destacou ainda a importância da parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado pela ministra Damares Alves, que tem trazido bons programas para o estado. “A proteção à criança no Paraná é uma das nossas prioridades e estamos conseguindo trabalhar para alcançar os objetivos”, completou Leprevost.

(Via assessoria de imprensa).