Curitiba e Região Metropolitana estão entre as menores taxas de desemprego do Brasil 16/08/2019 - 11:53

O trabalho realizado pelo Departamento do Trabalho na gestão do secretário Ney Leprevost à frente da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho já mostra resultados. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira, aponta Curitiba como a quinta capital brasileira com menor taxa de desemprego no segundo trimestre de 2019. Já a Região Metropolitana tem a terceira menor taxa do país.

A taxa de Curitiba, de 9%, fica atrás apenas de Florianópolis, Goiânia, Campo Grande e Porto Alegre. Já levando em consideração também a Região Metropolitana, a taxa fica em 10% – maior apenas do que nas regiões metropolitanas de Florianópolis e Goiânia.

Para Leprevost, os números refletem os esforços do governador Ratinho Junior para aproximar o governo do setor privado e assim gerar mais empregos no Paraná. “As ações do Departamento do Trabalho têm sido intensas em todo o estado, mas Curitiba merece uma atenção especial por contar com a maior população e também o maior número de empresas. Por isso estamos atuando de forma intensa na Agência do Trabalhador da capital e fomentando programas de geração de emprego e renda na região metropolitana. Curitiba é uma grande prioridade”, destacou Ney.

Caged – Curitiba já tinha se destacado no cenário nacional de geração de empregos, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia divulgados em julho. Segundo o banco de dados, a capital paranaense é a segunda cidade de todo o Brasil que mais criou postos de trabalho no primeiro semestre, com saldo de 12.071 empregos formais criados entre janeiro e junho, atrás apenas da capital paulista.

Por orientação do secretário Ney Leprevost, a Agência do Trabalhador da capital tem intensificado os esforços de intermediação de mão-de-obra para acelerar o tempo de colocação dos trabalhadores no mercado. De janeiro a junho foram atendidas 8.979 pessoas na agência curitibana e encaminhadas para entrevistas em empresas. Em média, cada trabalhador que busca a Agência é encaminhado para cinco entrevistas de emprego.