Curso de Educação para Saúde estimula boas práticas para adolescentes de Unidades Socioeducativas 16/12/2021 - 15:51

Com objetivo de desenvolver uma cultura de autocuidado e promoção da saúde, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease), em parceria com o SESI/SENAI, proporcionou para 100 adolescentes das unidades socioeducativas, o Curso de Educação para Saúde. A iniciativa, que conta com 14 horas de carga horária, também estimulou os adolescentes a trabalhar com a participação coletiva e habilidades individuais.

Segundo o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, “um curso como este contribui, agregando conhecimento e conscientizando os adolescentes da importância do autocuidado relacionando saúde e condições de vida, possibilitando que tomem ações preventivas para evitar problemas nestas áreas durante o seu desenvolvimento como cidadãos”.

TEMAS ABORDADOS NO CURSO - Palestras sobre o modo de agir, visando melhorar o estilo de vida, estado emocional, saúde e relacionamento interpessoal, orientações sobre os direitos, atenção profissional, cuidados pessoais para a construção de imagem positiva, além de como se comportar no trabalho e nas redes sociais, iniciação profissional que valoriza comportamentos e ideias que levam à inovação na criação ou aprimoramento de produtos e serviços voltados à saúde, apresentação de receitas práticas com incentivo à melhora na qualidade da alimentação, experiência em meditação foram os temas das aulas online.

No formato presencial, o foco foi a aplicação de exames de rotina, acuidade visual, aferição de pressão arterial, pesagem e profilaxia bucal, com resultados em 30 minutos.

O Projeto surgiu como uma ótima oportunidade para lembrar aos adolescentes da importância dos cuidados com a saúde, não somente física, mas também mental. Ao final do curso todos os participantes receberam certificado de participação.

O curso foi realizado em formato híbrido entre a modalidade online e presencial, no período entre 6 de dezembro a 14 de dezembro de 2021, e contou com a participação das Unidades Cense Ponta Grossa, Cense Curitiba, Cense Joana Richa, Cense São José dos Pinhais, Cense Fazenda Rio Grande e Cense São Francisco.

(Via Assessoria de Imprensa – Josias Lacour)