Dia da Família 2 - Convênios garantem recursos para defesa de crianças e adolescentes no Paraná 15/05/2019 - 17:30

O Dia Internacional da Família foi marcado pela assinatura de diversos convênios e termos convênios e parcerias da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho com empresas, instituições e prefeituras paranaenses, com o intuito de beneficiar milhares de famílias por todo o estado.

Um dos convênios assinados é um termo de fomento com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que viabiliza repasses do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) para ações voltadas à proteção, garantia e defesa de crianças e adolescentes no Paraná. O valor dos repasses chega a R$ 915 mil.

Serão beneficiadas as seguintes instituições: Associação Beneditina da Providência Casa de Nazaré, Hospital Nossa Senhora das Graças – Mater Dei, Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Família de Cambira, Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí, Associação Antônio e Marcos Cavanis – Casa da Criança e do Adolescente Padre Livio Dionati, Filarmônica Antoninense, Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Acrica); Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Santa Mariana e Apae de Clevelândia.

Primeira infância - Dezesseis municípios assinaram com a Sejuf um termo de adesão para ter acesso a repasses, na modalidade fundo a fundo, para fortalecimento das ações voltadas à primeira infância. Os repasses são de R$ 80 mil por município, totalizando R$ 1,28 milhão.

Inicialmente, serão beneficiados com recursos as prefeituras de Corbélia, Matelândia, Jataizinho, Ribeirão do Pinhal, Agudos do Sul, Contenda, Salto do Lontra, Inácio Martins, Rio Azul, Cândido de Abreu, Faxinal, Tamarana, Antonina, Clevelândia, Ivaí e General Carneiro.

Acolhimento - Outra boa notícia neste Dia Mundial da família: 22 municípios paranaenses assinaram termo de adesão junto à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho para a liberação de recursos que serão utilizados na expansão de vagas para acolhimento de crianças, adolescentes e jovens até 21 anos.

A medida atende a deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e beneficia os municípios de Araucária, Assis Chateaubriand, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Guaratuba, Ibaiti, Irati, Palotina, Pato Branco, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Branco do Sul e São Mateus do Sul.