Disque Idoso da Sejuf já recebeu 590 denúncias em 2019; violência física é principal ocorrência 06/06/2019 - 15:40

Nos primeiros cinco meses de 2019 já foram registradas 590 denúncias pelo Disque Idoso, um canal de atendimento da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho – a grande maioria delas por violência física praticada por familiares, com associação ao uso de drogas e bebidas alcoólicas. Os dados são do Departamento de Políticas Públicas para Criança, Adolescente e Idoso da Sejuf, que está iniciando uma campanha com vistas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho (leia mais aqui).

O número reflete um aumento significativo: em todo o ano de 2018 foram recebidas 788 denúncias (289 até maio), enquanto em 2017 foram 676 (237 até maio). O crescimento é reflexo de uma nova política adotada pela gestão Ratinho Junior, com maior divulgação do serviço, qualificação dos profissionais e aproximação com instituições e organizações que trabalham com a área da pessoa idosa.

“Atendemos de forma humanizada prestando orientações e encaminhamentos as pessoas que realizam denúncias”, diz o psicólogo José Sobieray, responsável pelo serviço. Ele destaca também que a violência contra a pessoa idosa não se manifesta apenas em agressões físicas, mas, muitas vezes em sua vertente psicológica, como negligência e discriminação, “ou ainda, em apropriação de dinheiro e abandono”.

Para o secretário Ney Leprevost, a divulgação do Disque Idoso e a conscientização da importância das ligações são fundamentais. “O cuidado com a população idosa é uma prioridade do Governo do Paraná, mas toda a sociedade é responsável por nossos idosos. É muito importante que todos estejamos atentos aos direitos das pessoas com mais de 60 anos, e que acionemos o Disque Idoso no caso de desrespeito a esses direitos, principalmente nos casos em que haja suspeita de violência e maus-tratos”, finalizou.

“É necessário informar não apenas os idosos sobre os direitos, mas também os filhos, netos e pessoas da família que cuidam deles”, diz o coordenador da Política do Idoso da Sejuf, Matheus Mokdese.

Histórico - O Disque Idoso Paraná é um serviço telefônico estadual gratuito ligado a um banco de dados que coloca à disposição da população orientações sobre os direitos da pessoa idosa, presta informações, encaminha denúncias e sugestões sobre serviços públicos. O serviço está disponível nos 399 municípios paranaenses.

O serviço foi implementado em 1997. No mesmo ano foi instituído o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), órgão que atua na defesa dos direitos dos idosos, congregando e conjugando esforços dos órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados em favor da plena inserção da pessoa idosa na vida socioeconômica, política e cultural do Estado do Paraná, eliminando toda a forma de preconceito.

SERVIÇO

DISQUE IDOSO: 0800 41 0001 (ligação gratuita e sigilosa). Atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. E-mail: disqueidoso@seds.pr.gov.br

Outros fones úteis:

•     Disque-Denúncia: 181
  •     Ministério Público do Paraná: (41) 3250-4000
  •     Polícia Civil: 197
  •     Polícia Militar: 190

Governo do Paraná atua efetivamente na garantia dos direitos da pessoa idosa

No Paraná, a população idosa representa 11,2% da população paranaense – o que representa aproximadamente 1,3 milhão de habitantes com mais de 60 anos, segundo o último Censo do IBGE (2010). Criada por meio da Lei nº11863/1997 a Política Estadual dos Direitos do Idoso no Paraná tem por objetivo assegurar os direitos da pessoa maior de 60 anos, oferecendo condições para sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Com a Política da Pessoa Idosa, o Plano Estadual envolve todos os órgãos e entidades governamentais a fim de que somem esforços para realizar cada uma das ações propostas, tornando o Estado do Paraná um espaço propício à vivência da cidadania plena da pessoa idosa de qualquer condição econômica ou social.

A Coordenação da Política da Pessoa Idosa é responsável pela Política Estadual do Idoso no estado, planejando ações, realizando o acompanhamento e fazendo o monitoramento de programas, projetos e ações relacionados aos direitos da população idosa em âmbito estadual.

Dentre as principais atividades da Coordenação da Política da Pessoa Idosa, estão: monitoramento do Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná; assessoramento aos municípios para a criação e implantação dos conselhos e fundos municipais; assessoramento aos municípios para a elaboração e implementação do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; integração e articulação da política entre os escritórios regionais da Sejuf e demais órgãos da administração pública estadual; enfrentamento às violências contra a pessoa idosa; distribuição de materiais e o Disque Idoso Paraná.

O secretário da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), Ney Leprevost, reforça que “o desenvolvimento das ações é de dar visibilidade à Política Estadual dos Direitos do Idoso, mobilizar e ampliar o nível de informação da sociedade sobre os direitos e garantias a eles conferidos são aspectos essenciais para garantir uma vida digna e de respeito à pessoa idosa”, disse Leprevost.