Em 20 dias, Ônibus Lilás da Secretaria de Justiça já percorreu 10 municípios do Paraná levando atendimento as mulheres vítimas de violência
19/08/2021 - 19:25

Somente nestes 20 primeiros dias do mês de agosto, o Ônibus Lilás da Secretaria de Justiça Família e Trabalho já percorreu 10 municípios do Paraná e esteve no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, levando atendimento as mulheres vítimas de violência. O veículo itinerante já passou por Fazenda Rio Grande, Toledo, São Pedro do Iguaçu, Formosa do Oeste, Assis Chateaubriand, Guaíra, bairro Santa Felicidade (Curitiba), Porto Vitória, General Carneiro, União da Vitória e Cruz Machado.

“Este é mais um instrumento que a nossa secretaria oferece no enfrentamento à violência contra mulheres. Ele simboliza  um marco contra qualquer agressão e celebra, nesse Agosto Lilás, os 15 anos da Lei Maria da Penha”, disse o secretário Ney Leprevost.

Na unidade móvel, as mulheres recebem informações sobre a conscientização dos seus direitos, além de obter atendimento psicológico, social e orientação jurídica e são atendidas diretamente por psicólogas, assistentes sociais e assistentes jurídicas.

“Foram atendidas em média 100 mulheres de todas as faixas etárias por dia nos municípios que já percorreu. A maior procura foi para conhecer o ônibus, saber sobre os direitos da mulher e buscar material gráfico informativo e cartilhas orientativas”, disse a chefe do Departamento de Garantias de Direitos da Mulher, Mara Sperandio.

No interior da unidade móvel é feito o atendimento ao enfrentamento da violência e, no entorno, são propostas outras ações também voltadas para as mulheres, como palestras, aferição de pressão e diabetes.

São ao todo duas unidades móveis do Ônibus Lilás que percorrem o estado e o agendamento acontece em parceria com as prefeituras municipais.

“Nossa regional recebeu o Ônibus Lilás e atendemos 16 municípios da região, inclusive Guaíra. Foi uma grande satisfação poder ter essa semana toda de atendimentos”, declarou a técnica do Escritório Regional de Toledo e idealizadora do roteiro para o Agosto Lilás, Vanessa Daiana Galdino Sanches Lange.

Veja abaixo a lista dos municípios que ele ainda irá percorrer neste mês de agosto:

21/08 – União da Vitória

25/08 – Medianeira

26/08 – Medianeira

27/08 – Mandirituba

30/08 – Rio Branco do Sul

31/08 – Rio Branco do Sul

 

(Via assessoria de imprensa – Tamara Dalcanale).