Em Brasília, Sejuf alinha instalação de comissão para o combate do trabalho escravo no Paraná 25/06/2019 - 11:50

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná participou nesta terça-feira (25), em Brasília, da reunião ordinária da Coordenação Geral de Combate ao Trabalho Escravo (Conatrae), para discussão da implementação no Paraná da Comissão de Erradicação ao Trabalho Escravo (Coetrae).

Na oportunidade, o chefe do Departamento da Justiça da Sejuf, Felipe Hayashi, que representou a Sejuf, enfatizou que a criação da comissão no estado deve consolidar de forma integrada a política estadual de prevenção e enfrentamento ao trabalho escravo, com abordagem regionalizada e articulada entre os órgãos federais e estaduais e a sociedade civil.

COMISSÃO - No último dia 14 de junho foi realizada em Curitiba reunião com entidades que lutam para combater o trabalho análogo ao de escravo, junto à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho promovendo tratativas para a instalação da Coetrae.

Para o secretário da Sejuf, Ney Leprevost, “os cuidados com este crime velado devem ser redobrados, pois acontecem muito próximo de nós e com essa comissão vamos aumentar o nível de fiscalização e de acompanhamento para que possamos combater essa exploração ilegal de pessoas”.

Com a atualização do Decreto Estadual (8.460/2017), que cria a Comissão no Paraná, será incluída a Polícia Federal, dentre outras adequações decorrentes da reforma administrativa; a aprovação do regimento interno da Comissão; e a elaboração de proposta de plano estadual com ações preventivas e repressivas que serão submetidas ao governador Carlos Massa Ratinho Junior.

CONATRAE - A Conatrae criada em 2003 por meio de decreto presidencial representa uma esfera oficial de acompanhamento, monitoramento e coordenação das 66 ações previstas no 2º Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.