Em março, Ônibus Lilás da Sejuf vai levar para 6 municípios atendimento e orientação às mulheres 03/03/2022 - 09:17

Durante o mês de março, período em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres (8 de março), o Ônibus Lilás da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, vinculado ao Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, irá percorrer seis municípios para levar informação contra violência doméstica e familiar, além de orientação psicológica, jurídica e assistência social a todas as mulheres do Estado.

“O Ônibus Lilás voltou a circular no mês de fevereiro, em Curitiba. Agora em março, a Secretaria vai ampliar o atendimento a outros municípios para que mais mulheres possam ser beneficiadas e amparadas pelo Estado, afinal políticas públicas como esta são fundamentais para a prevenção e enfrentamento da violência de gênero”, reforça o secretário, Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho do Governo Carlos Massa Ratinho Junior.

Para Mara Sperandio, chefe do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, as ações precisam fazer com que as mulheres fiquem cada vez mais informadas dos seus direitos e se sintam cada vez mais protegidas. “O Ônibus Lilás cumpre com essas demandas, uma vez que proporciona serviços de qualidades às mulheres, principalmente as que vivem em localidades mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas”.

 

<< Agenda de março >>

08/03: Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, em evento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher;

09/03: Colombo;

11/03: Marechal Cândido Rondon;

15/03 e 16/03: Douradina;

17/03: Curitiba - Feira da Cidadania – CIC;

24/03: Curitiba - Feira da Cidadania – Praça Rui Barbosa;

27/03: Colombo - evento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher;

30/03 e 31/03: Pontal do Paraná - evento do Paraná em Ação.

 

Serviços do Ônibus Lilás – O veículo faz parte do programa de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento de Garantias dos Direitos das Mulheres. O Ônibus Lilás, que é uma unidade itinerante, conta com dois consultórios, onde as mulheres podem fazer as denúncias e são acolhidas pelas psicólogas. Além disso, elas recebem orientação jurídica e têm acesso a material gráfico para conscientização de seus direitos. O atendimento é feito das 09h às 17h.

 

Os municípios visitados são previamente definidos com as prefeituras. Todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades, como o uso de máscara, distância mínima e uso álcool em gel, continuam sendo respeitados, para que os atendimentos presenciais aconteçam de forma segura no interior do ônibus.

 

(Via assessoria de imprensa – Luana de Moraes)