Em reunião com diretores dos Censes, secretário Rogério Carboni reforça compromisso na valorização da classe 08/04/2022 - 12:43

O novo secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), Rogério Carboni, participou nesta sexta-feira (8) da reunião semanal de planejamento do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease), uma estrutura importante da Sejuf que tem como principais ações a atenção integral e prioritária do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa.

“O trabalho realizado na área da socioeducação pelo Paraná é premiado e tem reconhecimento nacional. Por isso, o meu compromisso é dar todo o suporte para que o atendimento seja aperfeiçoado”, ressalta o secretário Rogério Carboni.

E complementou: “uma sociedade mais justa e menos desigual passa pela atenção que o Poder Público oferece no atendimento à criança e ao adolescente, sobretudo àqueles que se encontram em condições de vulnerabilidade social. Esta é uma das boas marcas do governo do Paraná nestes últimos 3 anos e 4 meses. Nesse processo, os programas, projetos e ações do Departamento de Atendimento Socioeducativo são extremamente relevantes e vão continuar recebendo todo amparo necessário para o seu bom andamento”.

CONHEÇA MELHOR O DEASE - O Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease), integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), tem como principais atribuições a organização, promoção, desenvolvimento e coordenação do Sistema de Atendimento Socioeducativo do Estado do Paraná. O trabalho do Dease inclui a articulação da intersetorialidade de ações dentro da política de atendimento a criança e adolescente, o estabelecimento de convênios, a supervisão e coordenação da execução do Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo, a criação e manutenção de programas de internação, semiliberdade e internação provisória.

As políticas públicas pertinentes ao Dease baseiam-se nos princípios de atenção integral e prioritária do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, a partir da articulação de ações de prevenção de fatores de risco e promoção de fatores de proteção. O objetivo do Departamento, de acordo com o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, é fomentar o caráter educativo do processo de responsabilização do adolescente, de modo que as medidas socioeducativas estabeleçam direitos, interrompam a trajetória infracional e permitam aos adolescentes a inclusão social, educacional, cultural e profissional, criando oportunidades de construção de projetos de autonomia e emancipação cidadã.