Feira de serviços Paraná Cidadão chega a Ivaiporã 27/04/2022 - 16:39

Nos próximos dias 4, 5 e 6 de maio, a cidade de Ivaiporã, na região norte, recebe a próxima edição do Paraná Cidadão - a feira de serviços públicos do Governo do Estado - uma parceria da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho e a prefeitura. "O Paraná Cidadão é uma política permanente fundamental para facilitar o acesso da população aos serviços básicos de cidadania. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior ampliou o escopo das parcerias com as prefeituras e a quantidade de órgãos estaduais participantes", afirmou o secretário Rogério Carboni.

A feira no ginásio de esportes do Sesc/Senai, localizado no Jardim Imperial, terá os serviços de confecção de documentos como RG e CPF, orientação jurídica pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), ações de saúde pública, e  a participação de diversos órgãos públicos: Copel (parcelamento de dívidas e o programa Luz Fraterna), Sanepar, Cohapar (cadastro), Nota Paraná (cadastramento e emissão de cartão).

Todas as ações e serviços da Sejuf também estarão disponíveis. A Agência do Trabalhador vai realizar cadastros e intermediação de empregos com as empresas de emprego, além de cursos de qualificação profissional. Os Ônibus Lilás, iniciativa do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, oferece acolhimento e apoio psicológico e orientação jurídica para mulheres e crianças em situação de risco. Serão oferecidos ainda a confecção da carteira do autista e todos os serviços do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Com o Maio Amarelo, o Paraná Cidadão terá uma temática especial nesta edição. A ação é do Detran e da Polícia Rodoviária Federal para conscientização da redução dos acidentes de trânsito. "É importante que em todas as ações da secretaria, se engaje nas diversas campanhas promovidas pelo governo estadual, como está sendo com a questão da epidemia de dengue, por exemplo", ressaltou Rogério Carboni.