Fernandes Pinheiro passa a integrar o Programa Criança Feliz 15/08/2019 - 11:20

O município de Fernandes Pinheiro, localizado no centro sul do Estado, é o mais novo integrante do programa Criança Feliz, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e Ministério da Cidadania. O município havia aderido ao programa em 2017, porém ainda não havia iniciado as visitas domiciliares que envolvem ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O programa Criança Feliz foi implementado novamente no Paraná em 2019 com uma abordagem diferente do restante o país, com ampliação da faixa etária atendida e dos serviços oferecidos. “O programa vai ajudar as famílias, principalmente as mais pobres, no estímulo do desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida, quando surge a maior parte das suas competências, e também na segunda infância”, diz o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O Paraná tem 38 municípios que já aderiram ao Criança Feliz e outros 15 estão em fase de formalização. O Paraná aderiu ao Programa em 2016, porém em outubro de 2017 cancelou a adesão com o ministério do desenvolvimento social na época.
Durante este tempo, os municípios aderidos continuaram executando o programa diretamente com o ministério, sem apoio do Estado.
Em dezembro de 2018 ele aderiu novamente e começou a ser executado pela Sejuf em 2019. “O programa mostra a união de esforços entre os governos estadual e federal, o que deverá ser uma constante na área social durante esta gestão”, disse o governador Ratinho Junior.

Fernandes Pinheiro - Uma equipe técnica da Secretaria da Justiça visitou o município de Fernandes Pinheiro esta semana, com o compromisso de apoio, a prefeita Cleonice Aparecida Kufener Schuck sinalizou positivamente pela execução do programa. “Esta é uma visita de agentes do bem e o estímulo e a motivação foram determinantes para a adesão ao programa”, disse ela, acrescentando que o Criança Feliz trará mais qualidade de vida às famílias carentes, além de uma aproximação da gestão municipal com aqueles que mais precisam.

O Coordenador Político do Programa Criança Feliz na Sejuf  Gilberto Bernert disse que as visitas aos municípios cumprem a mensagem do governador Carlos Massa Ratinho Jr, que é o de ajudar os municípios a atender a população mais vulnerável.  Já Jasmine Monteiro, coordenadora técnica do programa, afirmou que o município tem grande potencial para execução do Criança Feliz,  pois a equipe é muito comprometida e ativa no atendimento das crianças. “Temos certeza de que Criança Feliz no município de Fernandes Pinheiro agregará grandes benefícios a população”, afirmou.