Força-Tarefa Infância Segura da secretaria de Justiça realiza ação de prevenção a violência infantil nesta quinta 14/04/2021 - 23:27

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho por meio do Departamento de Justiça realizará nesta quinta-feira (15), uma ação de rua na Boca Maldita, das 14h às 16h com o intuito de divulgar a campanha “Não Engula o Choro”. Na ocasião será feita conscientização para sensibilizar a sociedade sobre os tipos de violências contra a criança e estimular a denúncia.

“A violência contra criança é uma crueldade inaceitável. Não se omita, não se cale, denuncie”, enfatizou o secretário de Justiça, Ney Leprevost.

Os sinais que indicam que a criança ou adolescente sofreu alguma violência variam de acordo com a idade e tipo de agressão. Além do choro, outras reações são perceptíveis até o fim da adolescência. Em qualquer idade, é preciso prestar atenção ao surgimento, sem causa aparente, de irritabilidade constante; olhar indiferente e apatia; distúrbios do sono; dificuldade de socialização e tendência ao isolamento; aumento na incidência de doenças e hematomas.

“A violência infantil acontece todos os dias na sociedade e cada caso de vida interrompida faz com que toda infância seja atingida, por isso a Força-Tarefa Infância Segura tem o dever de atuar como garantidora dos direitos das crianças e dos adolescentes”, disse Silvio Jardim, chefe do departamento de Justiça da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

Denúncias – Em caso de suspeitas, qualquer cidadão pode fazer uma denúncia pelo Disque Denúncia 181. Os atendentes encaminham as chamadas, de acordo com o caso e a urgência, para o Conselho Tutelar, a Polícia Militar ou outro órgão da rede de proteção. O serviço, disponível em todo o Estado, preserva o anonimato do denunciante.Outro canal de denúncia disponível é através do link  http://www.infanciasegura.pr.gov.br/denuncia_fortis

(Via Assessoria de Imprensa – Tamara Dalcanale).