Força-Tarefa Infância Segura do Paraná promove webinar para discutir a prevenção de violências contra a criança 05/08/2020 - 19:10

A Força-Tarefa Infância Segura, liderada pelo Departamento de Justiça da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, realiza esta semana, três sessões online (Webinar Restaurativo) para discutir as “Ferramentas de Prevenção Primária e Secundária de Violências”.

A primeira será realizada no 06 de agosto e será uma sessão dupla. Das 15h às 16h30 será abordada a “Educação e Saúde da Criança pela Paz”, com a presença do professor Nei Salles (Coordenador do Núcleo de Educação para a Paz na Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Beatriz Bernardes (pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria). E das 17h às 18h30, será apresentado o tema “No Virtual é possível a conexão real entre nós?”, com a juíza Laryssa Angélica Copack Muniz (Comarca de Ponta Grossa), Kay Pranis (Instrutora de facilitadores em círculos de construção da paz e autora do livro Processos Circulares) e Fátima de Bastiani (Instrutora de facilitadores em círculos de construção da paz).

Estas sessões serão conduzidas pelo Centro de Solução de Conflitos e Cidadania de Ponta Grossa e os temas estão em conformidade com a 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná. O acesso será aberto aos interessados no endereço http://youtube.com/cejuscpontagrossa

No dia 07 de agosto, a temática do Webinar será a Justiça pela Paz em Casa: “Cuidando da Mulher, Cuida-se da Criança”, com as juízas de direito de Londrina: Zilda Romero e Isabele Papafanurakis Ferreira Noronha. Esta sessão está vinculada à Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID (TJ-PR). O acesso será aberto aos interessados, no endereço http://www.youtube.com/c/2vicetjpr

Para o secretário Mauro Rockenbach, “é preciso conscientizar a sociedade e capacitar profissionais para que a criança seja educada sem violência. ‘Vamos formar uma rede de ajuda e orientação, alertando sobre as consequências do uso de atitudes violentas como forma de disciplinar e dando dicas de como educar as crianças para a paz”, disse ele.


Para Felipe Hayashi, coordenador da Força-Tarefa Infância Segura e chefe do Departamento de Justiça da Sejuf, a educação para a paz é um tema que leva a várias reflexões e discussões. “Para ser colocada em prática, precisa ser discutida continuamente pelas famílias, sociedade e profissionais da área”, alertou.

A Série Webinar Restaurativo da Fortis-PR possui 8 webinar com conteúdo diretamente relacionados ao tema abordado no Módulo 8 do Curso da Fortis - Formação dos profissionais do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes: Prevenção primária e secundária de violências contra crianças e adolescentes, o qual está sendo promovido em EAD e foi iniciado nesta semana.

GALERIA DE IMAGENS