Força-Tarefa Infância Segura vai reforçar apoio à rede de proteção às crianças no Litoral do Paraná 05/01/2022 - 18:31

A Força-tarefa Infância Segura (Fortis), da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, vai realizar nos próximos dias um trabalho de mobilização, sensibilização e apoio para rede de proteção à infância do Litoral do Paraná para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. A iniciativa partiu do secretário Ney Leprevost, após tomar conhecimento de casos de abandono de crianças nas praias paranaenses durante a última semana de 2021, um deles com um recém-nascido esquecido dentro do carro.

De acordo com o secretário Ney Leprevost o objetivo é intensificar as ações da sociedade em apoio às forças de segurança e órgãos responsáveis pela proteção à infância. “Além de reforçar as ações dos órgãos responsáveis, contamos com a sociedade em geral para que denuncie as situações de abuso e abandono, pelo telefone 181. Toda a sociedade deve ajudar no bem-estar das crianças”, afirma Laprevost.

As equipes da Fortis pretendem promover reuniões com os prefeitos dos municípios do Litoral, conselheiros tutelares, associação comercial, conselheiros de direitos, sindicato ou representantes dos vendedores ambulantes. As mobilizações incluem ações de rua, em pontos estratégicos como a entrada do ferry-boat, nos horários de pico nos calçadões centrais de Matinhos e Caiobá, Guaratuba e Praia de Leste e também a utilização dos carros da Fortis, no período de 17/01 a 03/03, para qualificar e agilizar o atendimento das situações envolvendo crianças e adolescentes.

A chefe do Departamento de Políticas para a Criança e Adolescente da Sejuf e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Angela Mendonça, destaca que os conselheiros tutelares têm importância fundamental na rede de proteção local.

“Esse trabalho precisa ser apoiado pela rede comunitária, contar com o apoio dos vendedores ambulantes e dos comerciários no cuidado com as crianças”, diz Angela Mendonça.

Fortis - A Força-Tarefa Infância Segura foi criada pelo secretário Ney Leprevost durante a gestão do governo Carlos Massa Ratinho Junior e estabelece uma rede de proteção envolvendo secretarias de estado, Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Conselhos Tutelares, Forças Policiais e instituições da sociedade civil organizada para a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas e efetivas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças vítimas de violência.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)