Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná recebe doação de R$ 450 mil do Banco Itaú/Unibanco 22/12/2021 - 08:04

O Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (Fipar), vinculado ao Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-PR), acaba de receber a doação de R$ 450 mil do Banco Itaú/Unibanco. A ação faz parte da lei que concede benefícios na declaração de imposto de renda. Ela permite que pessoas jurídicas, como é o caso do Itaú/Unibanco, possam destinar 1% do imposto devido, e pessoas físicas até 6% para abater do seu Imposto de Renda. O prazo para doações termina no próximo dia 30 de dezembro de 2021. Assim, as empresas e pessoas que desejarem seguir o exemplo do Itaú/Unibanco precisam ficar atentas para a data limite.

“O envelhecimento da população já ocupa lugar de destaque na agenda de prioridades do Brasil, assim como tem ocorrido em diversos países do mundo. Trata-se de um processo em expansão, que exigirá cada vez mais investimentos na criação, qualificação e ampliação de serviços e programas que possam atender as necessidades das pessoas idosas. Assim, quando tratamos de doar para as pessoas idosas, estamos falando em doar para seu futuro. Isso porque, se você ainda não é uma pessoa idosa, um dia você será, pois envelhecemos todos os dias. Que bom que isto acontece”, observa Ney Leprevost, secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná.

CONHEÇA O FIPAR E O CEDI - O Fipar tem o intuito de captar e aplicar recursos destinados para o desenvolvimento de políticas, programas e ações de promoção, proteção e defesa dos direitos da Pessoa Idosa. O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – Cedi é a instância responsável por deliberar recursos do Fipar e a Sejuf viabiliza e executa o seu uso para a garantia da política publica voltada à população idosa.

COMO DESTINAR RECURSOS - Os recursos podem ser destinados diretamente para o Fundo, ou para projetos (Banco de Projetos) já aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-PR). Se a doação for livre para o Fundo, sem indicação de projeto, o Conselho – composto por 12 representantes eleitos da sociedade civil e 12 representantes do governo – decidirá o uso conforme prioridades da população idosa.

Em qualquer caso, o recurso sempre será destinado a atender a população idosa do Estado do Paraná e seu uso passa pela fiscalização rígida de vários órgãos incluindo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

DESTINAÇÃO DOS RECURSOS - “Vários projetos que precisam de suporte serão beneficiados com esse tipo de ação. Vamos juntos apoiar projetos e garantir melhores condições e qualidade de vida para esse público que tanto já fez por nós”, observa Adriana Santos de Oliveira, chefe do Departamento da Política da Pessoa Idosa e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná.

Para fazer doação basta CLICAR AQUI.

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour)