Garantindo direitos às crianças, Secretaria da Justiça facilita vida de mães paranaenses 09/05/2025 - 15:53

Na semana do Dia das Mães, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná destaca ações que fortalecem o vínculo familiar e promovem a cidadania. Através de uma de suas iniciativas, o Paraná em Ação, a pasta tem contribuído de forma significativa para facilitar a vida das mães paranaenses e garantir direitos às crianças.
O programa, realizado semanalmente em diferentes cidades do Estado, é uma feira gratuita de serviços públicos, centralizados em um só lugar. Entre eles, a confecção da carteira de identidade para crianças, que oferece benefícios diretos às famílias, pois os pequenos passam a ser reconhecidos oficialmente como cidadãos, facilitando o acesso a diversos direitos, como matrícula escolar, atendimento médico e participação em programas sociais.
Para as mães, essa ação representa mais do que a simples emissão de um documento: é uma forma de garantir o reconhecimento legal de seus filhos, proporcionando segurança e tranquilidade. Patrícia Sodré dos Santos mora em Londrina e é mãe de um menino autista de 9 anos de idade, o Antony. Eles participaram de uma das edições da feira para a emissão da carteira de identidade e da carteira do autista, o que para ela foi muito importante.
“Quem é mãe atípica sabe o quanto é complicado e custoso providenciar documentos, exames, enfim, fazer toda a parte administrativa dos nossos filhos. E através do Paraná em Ação a Secretaria da Justiça trouxe até a minha comunidade a possibilidade de fazer os documentos, o que foi bem mais fácil do que ter que agendar e ir até os órgãos”, contou. “Foi uma das pouquíssimas ações em que eu, enquanto mãe, e meu filho fomos bem tratados. Então eu só tenho a agradecer”, enalteceu.
Patricia é uma de muitas mães que enfrentam desafios diários para garantir o bem-estar de seus filhos, e o Governo do Estado, através do trabalho da Secretaria da Justiça, ajuda a aliviar parte dessas dificuldades, promovendo inclusão social e cidadania desde a infância.
Rebeca Caroline Ribeiro, de Grandes Rios, no Vale do Iaví, é mãe de Maria Clara Massaro, de dois anos, e elas também utilizaram os serviços da feira. A pequena fez a carteira de identidade e ficou muito feliz. “Foi muito fácil de fazer, ela ficou super calma, deu risada. E o documento vai facilitar em relação à identificação dela para acesso aos serviços essenciais, incluindo saúde, educação e transporte. Penso até em situações de emergência, o que garante a identificação rápida”, explicou. “O atendimento é ótimo, todo mundo muito atencioso”, completou Receba, igualmente feliz por a filha passar a ter documento oficial.
Só neste ano, foram feitas 3.965 carteiras de identidade através do Paraná em Ação, em oito municípios do Estado. Para o Secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, é o Governo indo até aqueles que mais precisam. “São ações da Secretaria da Justiça que efetivamente valorizam as famílias e auxiliam no papel fundamental das mães na sociedade. O objetivo do nosso trabalho é fazer a diferença na vida das pessoas, promovendo direitos, cidadania e fortalecendo os laços familiares”, destacou.
Neste Dia das Mães, a Secretaria da Justiça celebra, além do amor e do cuidado, o compromisso de instituições que trabalham para garantir um futuro mais justo e igualitário para todas as famílias paranaenses.