O ano de 2020 está acabando com uma excelente notícia para as famílias mais vulneráveis do Paraná. O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, agradeceu ao governador Carlos Massa Ratinho Junior que assinou na tarde desta quarta-feira (23), um aditivo contratual do Programa Nossa Gente, vinculado à Secretaria da Justiça Família e Trabalho, entre o Estado do Paraná e o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. O aditivo vai proporcionar um investimento de 26 milhões de dólares no Estado do Paraná em 2021, o que representa aproximadamente R$ 130 milhões de reais para atendimento de pelo menos 170 mil famílias vulneráveis no ano de 2021. “Nossa equipe está trabalhando muito neste projeto, agradeço ao governador pela sensibilidade de assiná-lo no tempo certo, em pleno recesso”, disse Ney.

“É uma ótima notícia, um reforço no auxílio às famílias mais vulneráveis do Estado, que tiveram um ano difícil, e precisarão de todo o apoio para recomeçar em 2021”, disse o secretário Ney, lembrando que uma parte do repasse será de forma direta para as pessoas que não tem vínculo de trabalho, que têm crianças em casa.

O financiamento com o BID está proporcionando a construção de 1.450 unidades habitacionais, em parceria com a COHAPAR. Além das casas, as obras de requalificação urbana de bairros preveem a permanência de famílias, viabilizando a titulação das áreas. São entregues unidades habitacionais completas, inclusive com adaptações necessárias, e reformas nas casas que não precisam de remoção. É feita a implementação da infraestrutura e restauração de áreas de preservação, parque público e equipamentos comunitários. São 5 municípios recebendo esse projeto ousado e inovador da requalificação urbana, além de outros 37 com obras de redução de déficit habitacional.

Outra parceria será com a SANEPAR, que fornece caixas d’água a famílias selecionadas, e, com recursos do financiamento, serão repassados R$ 1.000 para que essas famílias façam a instalação adequada em suas casas. Já foram beneficiadas mais de 2 mil famílias, e em 2021 outras 1.700 famílias poderão contar com o armazenamento de água.

O Programa Nossa Gente também investiu na construção de CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social, equipamentos que oportunizam aos municípios um ambiente próprio para a acolhida, atendimento e acompanhamento às famílias.  São 18 obras entregues, e em 2021 serão concluídas mais 14.

Outra importante parceria é com a SEAB/IDR, que tem viabilizado a inclusão produtiva e geração de renda para famílias da área rural, com resultados premiados. O financiamento viabilizou o repasse de até 3 mil reais por família, que recebe o acompanhamento de extensionistas rurais do IDR - Instituto de Desenvolvimento Rural.  Já foram atendidas 5.600 famílias, e em 2021, além da continuidade desse projeto, haverá a execução da modalidade “Renda Agricultor Familiar – Inclusão Produtiva Solidária”, com o atendimento de 560 famílias por meio de projetos coletivos em associativismo/cooperativismo.

(Via Assessoria de imprensa – Pedro Mariucci Neto).