Governo apresenta políticas públicas para a juventude a 42 municípios do Sudoeste 25/05/2022 - 17:08

O Governo do Estado promove nesta quinta-feira (26), em Francisco Beltrão, uma reunião com lideranças de 42 municípios do Sudoeste para apresentar políticas públicas para a juventude. O evento, da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), acontece na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).

O objetivo principal do encontro é explicar o funcionamento, a composição e a política municipal adequada para a implantação dos Conselhos Municipais da Juventude. O evento é organizado pela Coordenadoria da Juventude da Sejuf em parceria com os jovens do Centro da Juventude/Agente da Cidadania e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Francisco Beltrão.

Para o secretário Rogério Carboni, a participação do Departamento de Juventude em encontros no Interior reforça o compromisso do Governo do Estado com a população jovem. “Os jovens paranaenses têm recebido especial atenção do governo Carlos Massa Ratinho Junior. Diversas políticas públicas são voltadas a sua formação profissional, proporcionando um melhor preparo visando seu pleno exercício de cidadania”, afirmou.

A Coordenadoria da Juventude da Sejuf também vai apresentar aos municípios representados neste evento o projeto co.liga, elaborado pela Fundação Roberto Marinho em parceira com a Sejuf e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), com cursos voltados à economia criativa. Nos últimos dias, o co.liga foi apresentado às juventudes de Almirante Tamandaré, Lapa, Pinhais e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Também haverá divulgação do ID Jovem, documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual; e do projeto Escola de Formação de Novos Líderes, que visa o desenvolvimento do jovem, em perspectiva individual e coletiva, estimulando o surgimento de lideranças jovens em diversos segmentos.