Governo assina ampliação do Programa Caixa d’Água Boa 05/09/2019 - 15:10

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o secretário da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost, e o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, assinam na próxima segunda-feira (09/09) a expansão do programa Caixa d’Água Boa, que viabiliza a instalação de caixas d’águas em casas de famílias carentes.

Mais 64 novos municípios vão aderir ao programa. Na mesma oportunidade também serão assinados termos aditivos de contrato por mais 70 municípios cujos prefeitos já aderiram ao projeto no mês de maio, totalizando 134 municípios e 4.000 famílias atendidas.

O Caixa d’Água Boa visa a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social. Os recursos são oriundos do contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê a regularização fundiária de assentamentos precários e a produção ou melhoria de moradias urbanas e rurais – na qual se insere o programa.

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná e a Sanepar são responsáveis por desenvolver o programa no estado, em parceria com os municípios e a comunidade, atendendo a uma diretriz do governador Ratinho Junior. “Queremos levar este projeto para o maior número possível de municípios para que os paranaenses possam viver em melhores condições. Ter água na residência é fundamental para a saúde, a higiene e a alimentação”, diz o secretário Ney Leprevost.

O objetivo do programa é de promover a melhoria do abastecimento de água e das condições de habitabilidade nas residências de famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar per capita de até R$ 499,00, habitantes da área urbana nos municípios prioritários com baixo IDH, que possuem os indicadores sociais e econômicos mais críticos do Estado.

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, “este programa é muito importante principalmente para as famílias que não têm condições de comprar uma caixa d'água”. Stabile ainda reforça que as Caixas d’Água são reservatórios utilizados naqueles momentos em que há interrupção do abastecimento de água, principalmente quando a Sanepar precisa fazer manutenção de redes. Portanto, por meio desse programa, a Sanepar continua fornecendo água de qualidade e garantindo saúde para a população”.

QUALIDADE DE VIDA - O programa contemplará 134 municípios e 3.500 famílias, além do piloto na regional de Laranjeiras do Sul – que contemplou nove municípios e 500 famílias.

Esta é mais uma etapa do programa que, no total, pretende beneficiar cerca de 5.600 famílias até 2020. O investimento global é de R$ 15 milhões, incluindo mão-de-obra, materiais de construção e a caixa d’água.

As famílias contempladas devem atender aos seguintes critérios: residir em município abrangido por programas sociais da Sejuf e que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar; residir em domicílio urbano abastecido pela Sanepar; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social conforme Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) e,  por fim, ter renda máxima de até meio salário mínimo nacional por integrante da família.

64 MUNICÍPIOS – EXPANSÃO FASE II

Agudos do Sul