Governo do Estado promove encontro estadual com servidores das Agências do Trabalhador do Paraná para capacitação 10/03/2022 - 11:45

O Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho realizou nesta quarta-feira (9), em Curitiba, o Encontro Estadual da Rede Sine (Sistema Nacional de Empregos) Paraná. O evento reuniu servidores das 216 Agências do Trabalhador do Paraná que receberam mais capacitação para atendimento aos trabalhadores paranaenses.

O evento foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), no Jardim Botânico. Além do secretário Ney Leprevost, deram palestras a gerente de Educação do Senai, Jacielle Feltrim, que falou sobre a importância da qualificação profissional; a chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Suelen Glinski, que explicou sobre a gestão do sistema público de empregos.

Entre os palestrantes esteve o superintendente Regional do Trabalho do Paraná, Paulo Kroneis, que representou o Ministério do Trabalho e Previdência, e elogiou o modelo adotado no Paraná. “O avanço da Rede Sine no País, tem como modelo a rede do Paraná, com o maior número de agências e o maior número de empregos gerados em 2021”, disse o superintendente Paulo Kroneis.

Destaque nacional - Dados do Ministério do Trabalho e Previdência revelam que o Paraná foi o Estado que mais empregou via Agências do Trabalhador em 2021. No total foram 110.101 trabalhadores colocados no mercado de trabalho através das agências comandadas pela secretaria de Justiça, Família e Trabalho, muito à frente de São Paulo, que foi o terceiro colocado, com 42.578. O segundo lugar ficou com o Ceará, com 46.743 colocados pelas Agências.

“Nós temos Agências do Trabalhador em 216 municípios e mais os 183 Postos Avançados que criamos e cobrem todo o Estado. Além disso, nós trabalhamos na qualificação do nosso pessoal para captar as vagas e orientar os trabalhadores. E na outra ponta temos cursos de capacitação para os trabalhadores atenderem aos requisitos das empresas que oferecem as vagas”, explica o secretário Ney Leprevost.

E complementou: “Não nos limitamos a atender os trabalhadores em busca de emprego. Nossos servidores realizam um trabalho junto às empresas para buscar vagas e encaminham para as empresas as pessoas que tenham o perfil adequado”.

Master Job Paraná - O secretário Ney Leprevost também explicou que a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho lançou o serviço “Master Job Paraná”, que oferece vagas a trabalhadores com curso superior, tecnólogo ou técnico e também encaminhamentos de universitários para vagas de estágio. O serviço implementado na gestão do Governo Carlos Massa Ratinho Junior está em funcionamento nas Agências do Trabalhador de Curitiba, de Jacarezinho e Apucarana. Recentemente foi firmada uma parceria com as instituições de ensino Pontifícia Universidade Católica (PUC), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Unicesumar, Unifacear, Santa Cruz, Unopar, Unicuritiba, Estácio, Fapar e Inspirar.

“A pandemia nos trouxe vários desafios e a retomada econômica exigiu muito esforço dos nossos servidores para atender o grande número de pessoas que perdeu o emprego durante o período de isolamento social. O secretário Ney Leprevost foi o principal incentivador da qualificação profissional desses trabalhadores, para que eles pudessem atender as exigências das empresas que se instalaram no Estado”, afirma Suelen Glinski.

Vagas PcD - A equipe do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Sejuf também esteve presente no Encontro Estadual passando instruções de como melhor atender pessoas com deficiência (PcD) e as empresas que procuram por profissionais com essas características.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)