Governo do Paraná instala Postos Avançados da Agência do Trabalhador em colégios estaduais 21/03/2022 - 19:27

Estudantes de três colégios estaduais de Curitiba contam agora com os serviços da Agência do Trabalhador da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho dentro da própria escola. Nesta segunda-feira (21) foram inaugurados os Postos Avançados dentro dos colégios Estadual do Paraná (na região Central); CEEP no Boqueirão e Pedro Macedo, no Água Verde. O evento de lançamento foi no Centro Estadual de Educação Profissional, no Boqueirão e contou com as presenças do diretor de Justiça, Cidadania e Trabalho da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Antonio Devechi, e do secretário da Educação, Renato Feder, que apresentaram o novo serviço a alunos, pais e professores.

“O objetivo das novas unidades é atender não apenas os estudantes que estão à procura de estágio ou vaga de jovem aprendiz e também dar oportunidades aos pais dos estudantes que estão procurando emprego”, explica o secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho.

O secretário Renato Feder lembrou que um dos objetivos da escola moderna é dar perspectivas profissionais aos estudantes. “A gente trabalha justamente para isso: melhorar a Educação do Paraná, prepará-los para o futuro e criar oportunidades, e esse é um dos programas que faz isso acontecer”, resume.

Programas – A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho vem desenvolvendo uma série de ações para a empregabilidade dos jovens. Uma delas é o Cartão Futuro, que estimula as empresas a contratar jovens aprendizes de 14 a 21 anos. O Governo do Estado paga R$ 300 do salário por aprendiz contratado e se for pessoa com deficiência ou egresso do sistema socioeducacional, o valor sobe para R$ 450. A maior parte dos recursos foi deliberada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

Outra ação importante é o convênio que as Agências do Trabalhador mantêm com o Centro de Integração Empresa-Escola, para o preenchimento das vagas de estágio. A parceria foi firmada em 2019 e os resultados são significativos. Neste mês de março, o CIEE atingiu a marca de 1,5 milhão de jovens encaminhados para estágio e uma parte significativa foi realizada na atual gestão.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca).