Governo do Paraná lança a primeira Agência do Trabalhador da Cultura do país 23/11/2021 - 11:14

O governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (22) o posto Avançado da Agência do Trabalhador da Cultura. A iniciativa é inédita no país e vai cadastrar artistas, produtores culturais e técnicos e também os empresários e produtores que estiverem precisando de mão de obra. Além disso, a unidade vai oferecer linhas de microcrédito de até R$ 20 mil para os empreendedores culturais.

”O setor cultural foi um dos que mais sofreu com o isolamento social imposto pela pandemia. Milhares de apresentações artísticas e eventos foram cancelados em 2020 e 2021 devido a Covid 19.  Pensando nestes trabalhadores que perderam o emprego durante os dias terríveis, nos unimos e estamos abrindo um Posto Avançado da Agência do Trabalhador para ajudar estas pessoas na sua recolocação no mercado de trabalho”, explica o secretário Ney Leprevost.

O posto vai funcionar na Superintendência-Geral da Cultura, no Centro de Curitiba, anexa à Sala do Artista Popular. A proposta é resultado de uma cooperação técnica entre a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC) e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF).  

"Num primeiro momento teremos este grande cruzamento de dados no esforço de encontrar mais facilmente trabalho para quem está parado. Entretanto, queremos que toda essa articulação resulte não só em renda, mas também em qualificação da mão de obra dos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura do estado", afirma Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Cultura do estado.

A partir das atividades, projetos e programas desenvolvidos na Agência do Trabalhador da Cultura serão produzidos materiais gráficos, documentos, audiovisuais, publicações e outras formas de registro e divulgação que promovam e valorizem o trabalho desenvolvido no posto avançado. "Articulando as pontas do processo e melhorando a comunicação vamos organizar e reforçar o apoio ao setor cultural do estado", salienta a superintendente da Cultura.

Com a cooperação da SEJUF, o atendimento aos trabalhadores da Cultura será estendido às unidades de atendimento ao trabalhador em todo o estado.

(Via Assessoria de Imprensa – Edson Fonseca)