Governo e prefeitura de Curitiba promoveram mutirão de cidadania no bairro Cajuru 19/05/2023 - 17:45

O Governo do Estado promoveu nesta sexta-feira (19) a feira de serviços Ação de Cidadania para os moradores do bairro Cajuru, em Curitiba. Realizado pelas secretarias estaduais das Cidades (Secid) e da Justiça e Cidadania (Seju), o evento reuniu dezenas de parceiros e ofertou à população série de serviços gratuitos, como confecção de documentos, inscrição em programas sociais, vagas de emprego e vacinação contra a Covid-19 e a gripe.

“Estamos trazendo para perto das pessoas vários serviços, assim elas não precisam realizar deslocamento ou ir para o centro, tá aqui no Cajuru dá para vir a pé, de bicicleta e trazer toda a família”, disse Eduardo Pimentel, secretário das Cidades. A iniciativa contou com o apoio da prefeitura de Curitiba, diversos órgãos e secretarias estaduais, e da Associação de Moradores da Vila Agrícola.

A Secretaria da Justiça e Cidadania levou serviços do Procon-PR, do Centro Estadual de Informação para Migrantes (Ceim), do Comitê de Monitoramento da População em Situação de Rua (Ciamp Rua), do Comitê LGBTI+ e do Núcleo Estadual de Combate ao Tráfico de Pessoas (Netp-PR). Além disso, a Seju mobilizou diversos parceiros para participarem do mutirão.

“A Seju tem no seu DNA a promoção da cidadania. Temos a prática constante de levantar parceiros, não apenas da administração estadual, como também no setor produtivo, na sociedade civil, no judiciário e no legislativo com o objetivo de ampliar o acesso da população a diversas políticas públicas”, afirmou o secretário Santin Roveda.

A prefeitura de Curitiba disponibilizou o ônibus da Urbs Móvel, emitindo o Cartão Transporte (Usuário, Isento, Estudante e Avulso), e os serviços voltados aos pets, como castração e vacinação, pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Na parte de documentação, o mutirão contou com o apoio da Polícia Civil, que realizou agendamentos para confecção do RG e auxiliou na emissão da Segunda Via Fácil; da Polícia Penal, que tem convênio com os Correios para encaminhar CPFs, e do Detran, que emitiu CNH Digital, além de distribuir materiais educativos referentes ao Maio Amarelo.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), por meio da Coordenação da Política para Pessoas com Deficiência, também participou da confecção de documentos como a Carteira Autista e o Passe Livre. A Agência do Trabalhador de Curitiba, vinculada à Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, disponibilizou 200 vagas de empregos ofertadas pelas empresas Rede Condor, GR Serviços e Alimentação e Grupo MAP. Elas realizaram entrevistas no local.

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda também promoveu o Cartão Futuro – programa do Governo do Estado que incentiva a inserção no mercado de trabalho de aprendizes de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A Copel e a Sanepar realizaram parcelamento e negociação de dívidas, além de inscrições para os programas Energia Solidária e Água Solidária, ambas voltadas à população de baixa renda. A Secretaria de Educação ofertou inscrições no programa Leite das Crianças, que realiza distribuição diária de 1 litro de leite nas escolas para combater a desnutrição infantil.

A Secretaria de Esportes ficou responsável pela programação voltada às crianças, com jogos de tabuleiro, ping-pong, peteca e até xadrez em tamanho real. Pela Secretaria Municipal de Saúde foram disponibilizados diversos serviços como vacinação contra a Covid-19 e a Gripe, testes rápidos e orientações sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e sobre a dengue, além de auxiliar a população na utilização do aplicativo Saúde Já Curitiba.