Governo oficializa programa Criança Feliz no Paraná 15/04/2021 - 18:16

( Observação: As fotos foram registradas antes da pandemia).

O secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost, viu um grande sonho ser realizado esta semana. Tirado por ele do papel no início da sua gestão, o programa Criança Feliz, do ministério da Cidadania, agora está oficializado no Paraná. O decreto que formaliza e garante a continuidade do programa no estado foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e publicado na última quarta-feira (14) em Diário Oficial.

Segundo o secretário da Justiça, Ney Leprevost, “o programa ajuda as famílias no estímulo do desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida. As crianças que recebem atenção e cuidados especiais na infância se desenvolvem com mais facilidade e autonomia, tudo depende dos cuidados que elas recebem nos primeiros anos de vida, a chamada Primeira Infância”.

O programa Criança Feliz funciona através de visitas domiciliares. As visitas são ações desenvolvidas pelos técnicos na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.

Crianças de 0 a 3 anos recebem visita semanalmente, crianças de 3 a 6 anos recebem visita quinzenalmente e gestantes recebem visita mensalmente.

O programa se soma ainda à Força-Tarefa Infância Segura, que trabalha com ações de prevenção e repressão a crimes contra crianças, criado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho para atender crianças dos seis aos 12 anos, a chamada segunda infância.

 (Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto)

GALERIA DE IMAGENS