Governo qualifica gestores municipais da Assistência Social para novo sistema de controle do Programa Bolsa Família 25/05/2021 - 17:23

No intuito de apoiar as gestões municipais do Programa Bolsa Família, a Divisão de Proteção Social Básica, do Departamento de Assistência Social da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Gerência do Governo da Caixa Econômica Federal GIGOV/Curitiba realiza nos meses de maio e junho a capacitação para o novo Sistema de Benefícios ao Cidadão - SIBEC v2 para os profissionais dos 399 municípios do Paraná.

Ao todo estão sendo ofertadas 480 vagas, divididas em 8 turmas, distribuídas aos profissionais dos municípios. A capacitação acontece de forma 'online' em decorrência das restrições impostas pela pandemia. Cada turma contará com 60 participantes e 2 instrutores da GIGOV/Curitiba/CEF, com carga horária total de 16 horas.

O novo sistema desenvolvido pelo Ministério da Cidadania é uma versão mais atualizada e robusta do Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC), e estará disponível aos municípios do Paraná a partir de 01/06/2021.

A chefe do Departamento de Assistência Social da Sejuf, Larissa Marsolik, afirma que durante a gestão do secretário Ney Leprevost a determinação foi para intensificar as capacitações para fortalecer a rede de assistência social no Estado. “Este novo sistema terá uma ampliação de informações disponíveis, novos relatórios gerenciais e possibilitará as gestões realizarem ações simultâneas na administração de benefícios. Além disso, trará informações de todas as famílias inscritas no Cadastro Único, identificando facilmente as famílias com perfil para o Programa Bolsa Família, mesmo ainda sem a inserção destas no Programa”., disse

DÚVIDAS - Os Escritórios Regionais da Sejuf realizam a mobilização dos municípios para participação da capacitação, promovendo orientações quanto às inscrições e alguns ajustes de vaga/datas disponibilizadas, visando garantir a participação de todos os representantes dos municípios, apoiando assim as gestões municipais na qualificação das ações do Programa Bolsa Família.

SISTEMA DE GESTÃO - O Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC) é uma ferramenta fundamental para o Gestor Municipal do Programa Bolsa Família - PBF, que facilita o acesso a informações de programas sociais e de benefícios que os usuários estejam inscritos. É por meio dele que é realizada a gestão e/ou administração dos benefícios das famílias, tais como bloqueio, desbloqueio, cancelamento e reversão de cancelamento do PBF, bem como o monitoramento do programa por meio dos relatórios gerados.

(Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto)