Guaratuba ganha reforço da Força-Tarefa Infância Segura 04/02/2022 - 17:50

O município de Guaratuba oficializou nesta sexta-feira a adesão à Força-Tarefa Infância Segura (Fortis), que reúne órgãos públicos e entidades civis para a proteção das crianças e dos adolescentes. O evento de lançamento da operação ocorreu no Calçadão Central, com a presença do secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, de representantes do comando da Polícia Militar e da Prefeitura de Guaratuba.

“Quero agradecer a adesão de Guaratuba e reforçar o convite para que os municípios do Paraná que ainda não aderiram à Fortis venham a somar com a nossa Força-Tarefa Infância Segura”, disse Ney, destacando a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Tribunal de Justiça, OAB, Ministério Público e conselheiros tutelares na união pela defesa da garantia dos direitos das crianças.

“Quando fazemos um trabalho em conjunto, a força é muito maior. O município de Guaratuba é muito voltado em proteger as crianças e adolescentes e essa ação de hoje é muito importante para conscientizar à população a ter esse cuidado”, afirmou a secretária de Bem-Estar e Ação Social de Guaratuba, Lourdes Monteiro.

A ideia da Fortis é mobilizar toda a sociedade para a proteção das crianças e adolescentes. A implantação da Força-Tarefa no litoral deve-se ao grande fluxo de turistas para esses locais, o que acaba facilitando situações de risco para a infância.

“Muitos pais deixam as crianças soltas aqui na praia. Teve o caso de uma mãe que deixou uma criança no Morro do Cristo e um vendedor ambulante a achou e levou para a delegacia”, relata a vendedora ambulante Priscila Faria.

O comandante geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância de a população confiar nos policiais. “Aqui no Litoral, a polícia se aproximou da sociedade. Estamos aqui para ajudar e para proteger o direito dessas crianças”.

A Fortis tem como principal parceira no litoral a Polícia Militar, que intensificou a sua atuação durante a temporada de verão. “É muito importante essa cooperação, para orientação das famílias dos veranistas. Nossos policiais estão preparados para receber denúncias e orientar encaminhamentos”, explicou o coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, comandante do 6º Comando Regional.

O QUE É A FORTIS - A Força-Tarefa Infância Segura estabelece uma rede de proteção envolvendo secretarias de estado, Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Conselhos Tutelares, Forças Policiais e instituições da sociedade civil organizada para a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas e efetivas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças vítimas de violência.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca).