Juventude do Paraná incentiva o debate sobre democracia e desenvolvimento juvenil  12/08/2020 - 17:41

 

Nesta quarta-feira (12), em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), por meio da Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude, do Conselho Estadual da Juventude (Cejuv), em parceria com a IYD Brasil – movimento criado para incentivar o protagonismo juvenil, promoveu a live “Juventude Paraná e Protagonismo”, sobre a importância da participação na política brasileira

A “Live” contou com lideranças jovens do Paraná e proporcionou o debate de variados temas relacionados ao universo jovem e a importância da participação da sociedade civil na definição das políticas públicas para garantir o combate a vulnerabilidade juvenil no Paraná. 

De acordo com o secretário da Sejuf, Mauro Rockenbach, “temos muito a avançar na área da juventude, principalmente na criação e manutenção de programas com base na concepção democrática dos jovens como sujeitos de direitos”.

SEMANA DA JUVENTUDE - Na última semana, em comemoração a semana da juventude, outras “Lives” foram realizadas. 

No dia 3 de agosto, o tema discutido foi “Estatuto da Juventude. 7 Anos de avanços ou desafios”, com a participação de Isaac Ferreira (Vice-Presidente do Conselho da Igualdade Racial); Samuel Tives (Coordenador de Políticas para a Juventude); Fauze Salmen (Presidente do Conselho Estadual da Juventude); Larissa Marsolik (Assessora técnica da Coordenação da Política da Juventude) e Marcos Costa (Vice-Presidente do Conselho Estadual da Juventude).

Na terça, 04 de agosto, a discussão girou em torno do tema “Participação Social e os Conselhos de Juventude”, com a presença de Rafael Davi (Presidente do Conselho Nacional da Juventude); Fauze Salmen (Presidente do Conselho Estadual da Juventude); Marcos Costa (Vice-Presidente do Conselho Estadual da Juventude); Paulo Gustavo de Lima Ribas (Conselho Municipal de Maringá); Alyson Fernandes (Conselheiro Estadual da Juventude).

No dia 05 de agosto, foi colocado em pauta o tema “Perspectivas para a Juventude: Pós-Pandemia e Empregabilidade”, com a presença de Guto Silva (Chefe da Casa Civil); Samuel Tives (Coordenador de Políticas para a Juventude); Alex Sandro (Conselheiro Estadual da Juventude); Carlos Eduardo (Conselheiro Estadual da Juventude); Luiz Fernando Obladen Puyol (Conselheiro Estadual da Juventude) e, no dia seis de agosto, o tema apresentando foi “Eleições Municipais: e eu com isso? Participação Social e Visibilidade das Juventudes no Processo Eleitoral”, com Rafael Davi (Presidente do Conselho Nacional da Juventude); Fauze Salmen (Presidente do Conselho Estadual da Juventude); Samuel Tives (Coordenador de Políticas para a Juventude); Larissa Marsolik (Assessora técnica da CPJ); Danilo Buss (Conselheiro Estadual da Juventude); Diego Henrique (Conselheiro Estadual da Juventude).

Na sexta-feira (07 de agosto), o tema “Políticas Públicas para as Juventudes: Atribuições dos Gestores nas três esferas de Governo”, reuniu na live Maria Eduarda Dinardi (Assessora da Secretaria Nacional da Juventude); Samuel Tives (Coordenador de Políticas para a Juventude); Valtair Moura e Isabela Olsen (Secretaria Municipal da Juventude de Toledo); Larissa Marsolik (Assessora técnica da CPJ); Luana Florentino (Conselheira Estadual da Juventude).

A DATA - O Dia Internacional da Juventude foi criado em 1999 pela Organização das Nações Unidas, como uma celebração anual do papel essencial dos jovens para gerar mudanças e também aumentar a conscientização sobre os desafios e problemas enfrentados pela juventude mundial. Anualmente, a ONU promove um tema e convida a todos a realizarem atividades, eventos, projetos em torno da juventude.

GALERIA DE IMAGENS