Londrina recebe a feira de serviços Paraná em Ação a partir desta quarta-feira 04/07/2023 - 10:26

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), promove nos próximos dias 5, 6 e 7 (quarta a sexta-feira) a feira de serviços Paraná em Ação em Londrina. A ação oferta de maneira gratuita diversos serviços, como confecção de documentos, intermediação de mão de obra, cadastramento em programas sociais, serviços municipais, além de exposições e programação voltada às crianças.

A edição de Londrina, que ocorre na Praça Luiz D’Laqua no bairro Jardim Bandeirantes, também marca a estreia de um novo serviço gratuito na grade fixa do Paraná em Ação, o teste voluntário de paternidade e maternidade, fruto de uma parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-PR).

“Londrina foi escolhida como a cidade-piloto dessa nova parceria pela sua localização estratégica e grande contingente populacional. Além do teste do DNA, os diversos serviços ofertados, como documentação e programas sociais, ajudam a promover os direitos da criança e do adolescentes e na sua formação como cidadãos paranaenses”, afirmou o secretário Santin Roveda.

"Esta parceria entre Governo e município é essencial. Muitas vezes o cidadão tem dificuldades em saber onde encontrar determinados serviços que o Estado e o município oferecem. Ações assim aproximam o cidadão do poder público”, destacou o prefeito Marcelo Belinati.

Na área de documentação, será ofertada a confecção gratuita da carteira de identidade, por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), e do CPF, emitido pela Polícia Penal por meio de um convênio com os Correios. Também será possível emitir a Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, Carteira do Autista, Passe Livre, ID Jovem e, ainda, a segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).

Além da confecção de RGs, a Polícia Civil vai oferecer à população serviços como boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, orientações sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. A iniciativa faz parte do programa PCPR da Comunidade.

A população também poderá se inscrever em diversos programas estaduais, como o Nota Paraná, que motiva a população a pedir o CPF na nota fiscal para receber de volta parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pago nas compras e concorrer a prêmios mensais. Para o público de baixa renda estarão disponíveis os programas Casa Fácil, da Cohapar, o Água Solidária, da Sanepar, e o Energia Solidária, da Copel.

As ações móveis do Governo do Estado também estarão presentes. O Ônibus Lilás, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), prestará orientação socioassistencial para mulheres vítimas de violência. Já a Agência do Trabalhador Itinerante, da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (Setr), disponibilizará vagas de emprego, apoio para a confecção dos currículos e encaminhamento aos programas de qualificação profissional.

A prefeitura vai oferecer atualização do CadÚnico e inscrição em programas sociais como Cartão Comida Boa e Bolsa Família, por meio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e, por meio da Secretaria da Saúde, fará aferição da pressão arterial e glicêmica, atualização da carteirinha do SUS e aplicação da vacina contra a gripe.

Já a Secretaria Municipal de Educação fará busca ativa para a inscrição na EJA (Educação para Jovens e Adultos), oficinas de contação de histórias e do programa Vida. Estarão presentes também as Secretarias Municipais do Ambiente, dos Esportes, de Políticas para Mulheres, de Trabalho, Emprego e Renda, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Ouvidoria-Geral do Município.