Ney Leprevost reforça poder das parcerias na prevenção e combate às drogas 18/06/2019 - 17:20

O secretário da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost, afirmou nesta terça-feira (18), durante o curso de capacitação do Projeto Estratégico Semear (enfrentamento ao álcool, crack e outras drogas), criado pelo Ministério Público do Paraná, que as parcerias institucionais são muito importantes na prevenção e combate ao uso abusivo e excessivo de drogas. “Esse é um assunto preocupante, um problema de saúde pública que precisa ser enfrentado pelo Estado e pela sociedade”, disse o secretário, lembrando a importância da coerção a quem trafica, o combate à lavagem de dinheiro e a proteção de nossas fronteiras. O evento foi promovido e organizado pela Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH).

Ney Leprevost disse que esta é uma questão que passa por muita prevenção, diálogo e cooperação na área da assistência social, psicologia e psiquiatria para que adolescentes, jovens e até mesmo crianças tenham subsídios emocionais para resistir às drogas. “As drogas causam falsa sensação de felicidade que é obtida com extrema facilidade mas que, a médio e longo prazo, causam danos bastante sérios, prejudicando a saúde física e afetando o psíquico, muitas vezes de maneira irreversível”.

O projeto Semear, do Ministério Público em parceria com o Governo do Paraná (secretarias da Educação, Esporte e da Justiça, Família e Trabalho) promoveu dois dias de capacitação para promotores de justiça, pedagogos e profissionais da área mental das 22 regionais de saúde.

O Estado do Paraná, por lei, tem o mês de junho como um período destinado a debates e ações sobre a prevenção ao uso de drogas. Também neste mês, é celebrado pela ONU o “Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas”, em 26 de junho.

O coordenador do Projeto Semear, promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini, explicou que a atividade faz parte do programa Junho Paraná sem Drogas, instituído pela Lei Estadual nº 19.121/2017. A proposta é fomentar o protagonismo juvenil na discussão e prevenção do uso de drogas no segundo semestre deste ano.