Ney Leprevost viabiliza 1 milhão e 200 mil reais do FIA para Conselho Tutelar na Fazenda Rio Grande 31/03/2022 - 11:30

O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho esteve nesta quarta-feira (30) em Fazenda Rio Grande para firmar o repasse de R$ 1,232 milhão para a construção do Conselho Tutelar do município. Os recursos são do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e foram deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Outras ações da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho também foram levadas ao município, como: atendimento as pessoas idosas, mulheres e trabalhadores.

“A criança é prioridade número um da nossa gestão. E os Conselhos Tutelares são locais que funcionam como grandes aliados para a implementação de ações e programas destinados a proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes”, disse o secretário.

Outro anúncio realizado por Ney Leprevost foi a implantação de um Posto Avançado da Agência do Trabalhador na cidade. Fazenda Rio Grande já tem uma Agência, mas a Prefeitura pretende instalar o Posto em um local de grande movimentação, que será definido nos próximos dias. A ação contou com suporte do Ônibus Emprega Mais Paraná, que atendeu os trabalhadores e realizou novos cadastros para encaminhar candidatos a emprego em empresas da região.

“Nossas 216 Agências do Trabalhador e 183 Postos Avançados são modelo para o Brasil hoje. O Paraná foi em 2021 o líder nacional na geração de empregos pelo Sistema Sine”, destacou o secretário Ney.

Outras ações – As equipes da Secretara de Justiça, Família e Trabalho também atenderam os idosos, com a realização de um workshop de smartphone para pessoas com mais de 60 anos. Foram 30 alunos que aprenderam a utilizar os aplicativos principais do aparelho celular, com o auxílio da equipe da Celepar. Além disso, o município assinou a adesão ao Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) foi criado para incentivar a promoção de ações destinadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população. No Paraná mais de 320 municípios já aderiram ao programa.

O Departamento de Garantias do Direito da Mulher também esteve presente com o Ônibus Lilás, com equipes para atender mulheres ameaçadas ou vítimas de violência. As equipes multidisciplinares orientam as mulheres nas questões legais e também dão apoio psicológico.

“A parceria do município com a Secretaria do Ney Leprevost tem sido muito importante para que a população em vulnerabilidade seja atendida, principalmente aqueles que dependem dos serviços públicos”, disse o prefeito Marco Marcondes.

Além do secretário Ney Leprevost e do prefeito Marco Marcondes, participaram do evento os secretários municipais de Ação Social, Diuliana Marcondes; de Trabalho e Renda, Renan Wozniack; de Habitação, Regina Belo; do Meio Ambiente, Rafael Campaner; de Governo; Elvis Maioqui; o secretário executivo da Assomec, Neco Prado; os vereadores Sandro Proteção, Serjão, Professor Fabiano Fubá, Alex Padilha, Pastor Brandão, enfermeiro José Carlos e Professor Léo.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)