Ney Leprevost viabiliza programa Passe Livre para pessoas com deficiência em mais 35 municípios 15/10/2020 - 22:14

Mais 35 municípios paranaenses aderiram ao programa Passe Livre, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf-PR), totalizando 195 municípios habilitados a conceder o benefício de isenção tarifária em transporte coletivo intermunicipal para pessoas com deficiência e algumas doenças crônicas previstas em legislação, desde que em tratamento continuado fora do município de sua residência. “Estamos trabalhando para disponibilizar até o final deste ano, o sistema para o maior número dos municípios do Paraná”, explicou o secretário Ney Leprevost, da Sejuf, lembrando a importância de garantir os direitos da pessoa com deficiência e a inclusão social, uma das prioridades na gestão do governador Ratinho Júnior.

O programa Passe Livre passou por reestruturação recente e todo o sistema está operando digitalmente, proporcionando maior rapidez e facilidade na concessão do benefício.

Para solicitar a carteira do Passe Livre é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência. O Cras acessa o novo sistema eletrônico e, após a aprovação, a carteirinha chega em até 30 dias no endereço do solicitante, ou em outro endereço sugerido, ou mesmo no próprio Cras – conforme a opção escolhida por quem solicitou.

Os novos municípios com o Passe Livre são: Abatiá, Andirá, São Jerônimo da Serra, Pato Bragado, Itambaracá, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Uraí, Porto Vitória, General Carneiro, Cruz Machado, Bituruna, Antônio Olinto, Wenceslau Brás, Entre Rios do Oeste, Tomazina, Salto do Itararé, Ribeirão Claro, Jundiaí do Sul, Japira, Jacarezinho e Guapirama.

E mais: Figueira, Curiúva, Santana do Itararé, Conselheiro Mairink, Cambará, Tibagi, Sengés, Indianópolis, Terra Boa, Reserva, Ponta Grossa, Palmeira e Ortigueira.

O chefe do departamento Felipe Braga Côrtes explicou que a adesão dos municípios ao programa é um passo importante para o Estado. “Estamos mapeando quem são as pessoas com deficiência e aonde moram para que outras políticas públicas possam ser oferecidas a esta população”, explicou.

Mais informações sobre o programa Passe Livre,  os interessados devem acessar a página http://www.justica.pr.gov.br/Pagina/Programa-Passe-Livre

Observação: a foto da matéria é de antes da pandemia. 

(Via Assessoria de Imprensa – Beth Klein).