No Dia Estadual do Combate ao Feminicídio, Secretaria da Justiça, Família e Trabalho reforça ações contra este crime 20/07/2021 - 16:50

No Dia Estadual do Combate ao Feminicídio no Paraná, celebrado em 22 de julho, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, através do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher, vai reforçar ações voltadas para combater esse crime. A primeira será realizada na quinta-feira (22), das 13h às 16h, com a presença do “Ônibus Lilás”, posicionado na Praça Osório, no início do calçadão da Rua XV. Serão distribuídos materiais informativos em defesa dos direitos da mulher, alertando contra todos os tipos de violência.

Hoje, o Paraná tem canais de denúncias anônimas, como os telefones gratuitos 180 (nacional) e 181 (estadual), que permitem que outras pessoas avisem a polícia sobre casos de violência contra a mulher. “Juntos, poder público e a sociedade precisam enfrentar esse problema tão grave que causa tristeza e sofrimento para a vítima e seus familiares”, disse o secretário Ney Leprevost.

Paralelamente será realizada uma campanha virtual de conscientização contra esse crime nas redes sociais da Sejuf. O objetivo é destacar a importância de denunciar qualquer violência contra as mulheres, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial e esclarecer as pessoas que toda e qualquer agressão deve ser combatida.

Desenvolvida pelo Núcleo de Comunicação Social da Sejuf, a campanha vai destacar a importância e a gravidade do tema, com frases de sensibilização como: “A violência começa silenciosa e vai evoluindo de forma gradativa”, “Ao menor sinal de agressão, denuncie, para que não se torne um feminicídio”.

Ações da Secretaria – Através do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho desenvolve ações na proteção e garantia dos direitos das mulheres e atua para combater qualquer tipo de violência. Um dos equipamentos para atendimento à mulher no Paraná é o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) que é destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência.

O Estado conta ainda com os Ônibus Lilás, uma unidade de atendimento itinerante que leva serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência aos municípios paranaenses.

A Secretaria instituiu neste ano um grupo de trabalho para combater e acompanhar os casos de feminicídio no Paraná. O grupo é liderado pelo Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher. “Este grupo é mais uma força de trabalho para atuar no desenvolvimento de mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”, conclui Leprevost.

O grupo conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP); Ministério Público do Paraná; Tribunal de Justiça do Paraná; Defensoria Pública; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR); Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-PR) e a Casa da Mulher Brasileira.

Lei estadual – O dia 22 de julho foi instituído pela Lei Estadual de Combate ao Feminicídio (Lei 19.873/2019), sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em 2019, e tem como objetivo incentivar e unificar ações de prevenção à violência contra a mulher.

 (Via Assessoria de Imprensa)