No Dia Internacional da Mulher, Sejuf convoca paranaenses a formarem grande rede de proteção as mulheres 09/03/2022 - 12:07

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho por meio do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher, realizou nesta terça-feira (8) a comemoração do “Dia Internacional da Mulher”. O evento aconteceu no auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer e reuniu representantes de entidades e dos municípios paranaenses que atuam na defesa e garantia dos direitos femininos. O secretário Ney Leprevost destacou o trabalho que o Governo Carlos Massa Ratinho Junior tem realizado pela mulher paranaense.

“O trabalho realizado pela nossa chefe do Departamento da Mulher, Mara Sperandio, mudou não só no âmbito da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, mas em todo o Paraná a percepção de como o Poder Executivo tem que trabalhar pela mulher. Um exemplo, é o Ônibus Lilás, que é voltado à prevenção da violência doméstica, projeto desenvolvido pela nossa Secretaria, e que já fez 2.064 atendimentos em 174 localidades”, disse o secretário Ney Leprevost.

“No Paraná, não aceitamos atos de violência e covardia contra as mulheres. Daqui nasce uma grande rede de proteção e amparo as vítimas de violência doméstica”, afirmou Ney.

Entre as apresentações culturais realizadas no Museu Oscar Niemeyer nesta terça-feira, o Departamento da Mulher levou o projeto (En) Canto do Sereio, idealizado e coordenado por Flávia Ohde. A encenação tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre os relacionamentos abusivos e dissimulados.

“Eu quero agradecer ao secretário Ney Leprevost pela confiança e também por dar ao nosso Departamento as condições de aplicar o programa de enfrentamento à violência e o acesso às informações para orientarmos às mulheres”, declara a chefe do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher, Mara Sperandio.

A desembargadora Lenice Boldstein, que coordenou a CEVID - Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e ressaltou a importância da valorização das mulheres que transformaram a própria realidade. “Precisamos lembrar também daquelas mulheres que estão carregando filhos, malas, cachorro, para um destino desconhecido, e que vão enfrentar o mundo: as ucranianas”, disse a desembargadora Lenice Boldstein.

Além das presenças do secretário Ney Leprevost, da chefe do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher Mara Sperandio e da desembargadora Lenice Boldstein, o evento contou com participação de Maria Inês Borges da Silveira, presidente da Academia de Cultura de Curitiba; Mara Cordeiro, diretora de Relações Institucionais do Instituto Pelé / Pequeno Príncipe; Simone Borges, micropigmentadora e paramédica; Danielle Mateus da Vivá Soluções Políticas; Marli Paulino, prefeita de Pinhais; Rosângela Duarte, secretária de Assistência Social de Pinhais; Leoni Silva, coordenadora de Assistência Social de Pinhais; Adriano Jorge, secretário de Saúde de Pinhais; Elis Lazzarotto, coordenadora de Ação Social de Colombo; Susan de Britto, diretora de Assistência Social de Araucária; Loire Nissen, presidente das Vidreiras de Curitiba; Waltraud Sekula, artista plástica; Iara Vaz, presidente da Associação das Mulheres Policiais do Paraná; Sylvia Souza, Voluntárias Botânica; Maria Aparecida Rodrigues dos Santos, vice-presidente da Amigas da Mama; Maria Tereza Pazzello, Embaixadoras da Paz; Jorgina Esparza, presidente da Associação das Mulheres pela Paz Mundial; Simone Becker, presidente do Instituto de Desenvolvimento Social Humsol; Anderson Germano, da Igreja Recomeço; Rossana Franke, coordenadora do curso Parto Amoroso; Priscila Gonçalez Tenfen, coordenadora de comunicação da Semuc; Lizete Gonçalez, Grupo Formiguinhas de Jesus; Fernanda Rosa, Instituto Anjo Azul; Ana Cecília David Parodi; presidente do Conselho de Segurança do Batel; Denise Pereira do Vale, vice-presidente do Instituto Ari de Responsabilidade Social e Ambiental; Jussara Ribeiro, representante da Secretaria Estadual de Agricultura e Emater; Telma Crumenauer, Confraria Filhas do Vento e da Liberdade e Joel Lobo, presidente do Lions Clube de Curitiba.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)