No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Justiça, Família e Trabalho destaca ações desenvolvidas no Governo do Estado 03/12/2021 - 10:19

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorada em 3 de dezembro, o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, destacou as ações realizadas pela sua pasta para atender as pessoas com deficiência. De acordo com o secretário, a pandemia criou uma dificuldade a mais, uma vez que muitas instituições voluntárias pararam de receber doações e outras fecharam as portas.

“Essas instituições sobrevivem principalmente de doações e em alguns casos os recursos caíram quase a zero. Coube a nós, o poder público socorrê-las com os recursos que tínhamos ao nosso alcance”, explica o secretário Ney Leprevost.

Uma das principais ações, desenvolvidas no período, dentro da política adotada pelo Governo Carlos Massa Ratinho Junior, foi a distribuição de cestas básicas para atender a famílias de crianças e adolescentes com deficiência. No total, foram distribuídas cerca de 20 mil cestas básicas, para famílias de 10 mil crianças, em 277 municípios do Estado. Os alimentos foram adquiridos com R$ 2,4 milhões do Fundo da Criança e do Adolescente (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

“Para outras ações, contamos com a doação do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas que servem para atender o nosso Banco de Projetos”, afirma o diretor do Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência e de Políticas Públicas para Acessibilidade da secretaria, Felipe Braga Côrtes.

Carteira do Autista – Uma das ações do Departamento é a distribuição da Carteira do Autista. O cidadão entra pelo portal www.carteiradoautista.pr.gov.br e preenche os dados, com isso é gerada uma carteira digital. As informações coletadas são empregadas na criação de um banco de dados que serve para aprimorar os serviços já oferecidos. A Carteira do Autista também contribui para ações interdisciplinares com as demais Secretarias de Estado. A Secretaria de Saúde do Paraná, por exemplo, utiliza informação do seu cadastro para a formação de políticas públicas e planejamento de ações específicas voltadas às pessoas com TEA e permitem realizar um “censo” e identificar quem são e qual a realidade destes paranaenses para direcionar Ações de Atenção à Saúde. Até hoje foram solicitadas 3567 carteiras.

Passe Livre nos ônibus intermunicipais- A isenção tarifária no transporte coletivo intermunicipal para pessoas com deficiência já beneficiou mais de 10 mil cadastrados em aproximadamente 500 unidades dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) no Estado. O benefício teve a adesão de 399 municípios do Estado.

“O benefício estadual assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e renda familiar até dois salários mínimos regionais do Paraná”, explicou o secretário Ney Leprevost.

Essa isenção se estende também às pessoas que possuem algumas doenças crônicas como insuficiência renal crônica, doença de Crohn, câncer, transtornos mentais graves, HIV, mucoviscidose, hemofilia e esclerose múltipla, desde que estejam em tratamento continuado fora do município de sua residência.

Para solicitar a carteira do Passe Livre é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência. O Cras acessa o novo sistema eletrônico e, após a aprovação, a carteirinha chega em até 40 dias no endereço do solicitante, ou em outro endereço sugerido, ou mesmo no próprio Cras – conforme a opção escolhida por quem solicitou.

Óculos OrCam – Mais recentemente, o secretário Ney Leprevost entregou óculos “OrCam Eye” para as bibliotecas públicas de Curitiba, Londrina e Cascavel. O equipamento permite que pessoas cegas ou com dificuldades de leitura tenham acesso ao material impresso em jornais, revistas, placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas, mensagens do celular, folhetos e cédulas de dinheiro. O dispositivo fotografa e transforma instantaneamente textos de qualquer superfície em áudio. De acordo com o secretário, se a tecnologia se mostrar eficiente, será implantada em todo o Estado.

Conferência Estadual – A 5ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência será realizada nos dias 14, 15 e 16 de dezembro (segunda, terça e quarta-feira) de forma online e transmitida pelo YouTube da Secretaria. Para participar, basta acessar o site é abre.ai/sejufparana

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour)