Paraná abre crédito para jovens empreendedores e incentivos para empresas que contratam primeiro emprego 16/08/2021 - 16:19

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (16) dois convênios para os jovens do Paraná, com incentivo às empresas para a contratação de trabalhadores de 18 a 29 anos e também para a concessão de microcréditos para jovens empreendedores. As parcerias foram firmadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), representado pelo seu vice-presidente, Wilson Bley, e a Fomento Paraná, através do presidente da instituição, Heraldo Alves das Neves.

“Queremos atender os jovens que estão abrindo seu negócio e começando a ter sua primeira oportunidade como empresário, ou o jovem que já tem o seu negócio acontecendo e deseja ampliá-lo. Essa é uma linha de crédito subsidiada, o que quer dizer que, no mercado financeiro, não terá juro tão barato”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Essas linhas de crédito são acessíveis para pessoas físicas ou jurídicas que buscam fomentar seu negócio sem comprometer o fluxo de caixa da empresa com parcelas de empréstimos elevadas. Além da burocracia reduzida, os empréstimos de linhas de fomento cobram taxas de juros menores do que o mercado financeiro, possibilitando ao empreendedor conseguir um aporte maior por uma parcela menor.

“O Paraná está em um momento de retomada da economia. A empregabilidade é um indicador importante de que estamos no caminho certo. Somos o quarto Estado do Brasil que mais gerou novas vagas e o primeiro do Sul,” ressalta o secretário Ney Leprevost.

A parceria com o BRDE irá viabilizar o projeto Jovem Empreendedor. O objetivo é oferecer uma linha de crédito para incentivar as empresas na contratação do público jovem (de 18 a 29 anos).

O convênio com a Fomento Paraná será para viabilizar novas linhas de crédito para apoiar empreendedores jovens que desejam investir em um negócio próprio. O microcrédito é composto por empréstimos e financiamentos de até R$ 20 mil, com até três meses de carência e prazo total de 36 meses para pagamento. É destinado a trabalhadores informais, empreendedores individuais e microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil.

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Samuel Tives, “o apreço pelo empreendedorismo tem conquistado cada vez mais adeptos nos últimos tempos, especialmente entre os jovens, que estão deixando de lado a busca por carreiras em grandes empresas para tomarem conta do próprio negócio”, disse.

O presidente do Conselho Estadual da Juventude do Paraná, Marcos Costa, destacou o esforço do governo em encontrar soluções para os jovens diante do cenário de crise. “Durante a pandemia fomos atrás de soluções, que resultaram em ações como essa, que parece simples, mas terá impacto nas vidas de milhares de jovens”, afirmou Costa.

As linhas de crédito da Fomento Paraná serão disponibilizadas nas 216 Agências do Trabalhador do Paraná. Já as linhas de crédito do BRDE serão disponibilizadas no próprio local, Av. João Gualberto, 570 - Alto da Glória, Curitiba – PR, mediante agendamento prévio durante a pandemia, e também de forma online através do site https://www.brde.com.br/

Além do governador, Carlos Massa Ratinho Junior, do secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, do vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley, e do presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves, também participaram do evento o vice-governador, Darci Piana, o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputavo Hussein Bakri, o deputado Nelson Luersen, presidente do Conselho Estadual da Juventude, Marcos Costa, o coordenador da Juventude da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Samuel Tives, e os prefeitos de Goioerê, Betinho Lima e de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, o diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira, além de jovens empreendedores e conselheiros da juventude do Estado.

(Via assessoria de imprensa).