Paraná atinge marca de 1,5 milhão de jovens impactados por ações de emprego, aponta CIEE 11/03/2022 - 09:28

Durante a gestão do Governo Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, o CIEE bateu a marca de 1,5 milhão de estagiários atendidos ao longo da sua história. E a época em que o Centro de Integração Empresa-Escola mais atendeu os jovens foi na atual gestão, graças ao desempenho do governador Carlos Massa Ratinho Junior em atrair novas empresas ao Estado e das ações de empregabilidade realizadas pelo secretário Ney Leprevost a frente da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

“Uma das metas da nossa gestão é transformar a vida dos paranaenses por meio da geração de emprego e renda. Organizamos e incentivamos projetos que beneficiem os jovens, área em que o CIEE se dedica. Em muitos casos são esses jovens que mudam a realidade de uma família inteira, colaborando com a manutenção do lar”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Entre as ações de destaque estão o programa Cartão Futuro, que incentiva as empresas a contratar jovens aprendizes, os mutirões do primeiro emprego realizados nas Agências do Trabalhador do Estado e mais recentemente o setor “Master Job Paraná”, que atende universitários em busca de estágio, além dos recém-formados em curso superior.

“O CIEE é nosso grande parceiro na área de empregabilidade, pois trabalha para fortalecer o desenvolvimento humano e social e atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágio e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, disse o secretário Ney Leprevost.

O levantamento do CIEE-PR aponta que esse grupo de 1,5 milhão está na faixa etária entre 14 a 24 anos. “Esses jovens e adolescentes  foram beneficiados por programas de aprendizagem, estágios para estudantes e ações sociais, cursos e capacitações gratuitos desde 2019 promovidos pelo Governo do Paraná”, contou o presidente do CIEE, Domingos Murta.

Master Job Paraná – O setor Master Job Paraná foi implantado em janeiro deste ano, em caráter experimental, na Agência do Trabalhador de Curitiba, para atender trabalhadores com curso superior, tecnólogo e técnico e ainda estudantes das universidades para conseguir estágio. O êxito da iniciativa foi a causa da expansão do serviço para as agências de Jacarezinho e Apucarana, e em breve será implantado em outros municípios do Estado.

“Mudamos, com a ajuda do CIEE, a realidade de muitos jovens, especialmente daqueles que estão em vulnerabilidade social”, acrescentou o secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho.

História do CIEE – Iniciativa de um grupo de educadores e empresários preocupados com o descompasso entre a formação profissional e a capacitação do estudante para ingressar no mundo do trabalho, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) foi fundado em 14 de agosto de 1967.

Entre os fundadores, destacam-se os ex-governadores Ney Braga, Pedro Viriato Parigot de Souza e Jayme Canet Júnior, Conselheiros Eméritos. Desde então, milhares de estudantes passaram pelo Programa de Estágio do CIEE/PR, ocupando hoje posições de destaque na magistratura, nos poderes legislativo e executivo, no empresariado, na sociedade paranaense em geral.

Vale ressaltar também a contribuição de várias entidades, como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a Associação Comercial do Paraná, a Federação do Comércio do Estado do Paraná, Secretarias de Estado e Instituições de Ensino de Nível Médio e Superior.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)