Paraná é líder no Sul e o terceiro Estado do Brasil que mais gerou novos empregos em fevereiro 29/03/2022 - 13:16

O Paraná foi o primeiro Estado do Sul e o terceiro do Brasil que mais gerou novos empregos durante o mês de fevereiro. O saldo positivo entre contratações e desligamentos foi de 28.506, atrás apenas – em números absolutos – de São Paulo e Minas Gerais, que têm populações maiores. As novas vagas no Paraná superam as geradas por todos os Estados da Região Nordeste somados, que foi de 28.085. O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, destacou a política de empregabilidade do Governo Carlos Massa Ratinho Junior e o trabalho efetivo que a equipe da Sejuf está fazendo na capacitação e intermediação da mão de obra.

“A nossa rede de Agências do Trabalhador, presente em 216 municípios e mais 183 postos avançados, tem trabalhado de maneira ativa, não só atendendo aos trabalhadores, como também buscando vagas disponíveis através de parceria com as empresas de cada região. Além disso, as Carretas do Conhecimento têm capacitado nossos trabalhadores para atender as necessidades das empresas que se instalaram no Estado”, analisa o secretário Ney Leprevost.

No acumulado dos últimos 12 meses, o Paraná tem um saldo positivo de 156.763, mantém a liderança no Sul e é o quarto do Brasil, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 2022, o acumulado de janeiro e fevereiro é de 47.804 novos postos de trabalho.

“O Paraná apresentou o terceiro melhor saldo do País, o primeiro da Região Sul, impulsionado principalmente pelo setor de serviços, indústria e comércio. Com destaque para os grandes centros urbanos e regiões metropolitanas. Se somar os saldos dos Estados da Região Nordeste ou da Região Norte, o Paraná ainda está à frente”, afirma Suelen Glinski, chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

Municípios – Curitiba é a cidade que mais gerou novas vagas, com um saldo positivo de 9.920 em fevereiro, na sequência vêm os municípios de: Maringá, 1.211; Cascavel, 1.190; São José dos Pinhais, 1.179; Londrina, 848; Foz do Iguaçu, 699; Ponta Grossa, 626; Toledo, 621; Araucária, 588 e Guarapuava, 461.

Setores – O setor que apresentou melhor desempenho em fevereiro foi o da informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias e administrativas, com 10.603 empregos. Securidade social, educação e saúde, foram 4.968 novos postos; a indústria em geral teve saldo positivo de 3.264; seguido do comércio e reparação de veículos com 2.596.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca).