Paraná é líder no ranking nacional de geração de empregos com carteira assinada e diferença é superior a 95% do segundo colocado 15/04/2021 - 10:11

Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério da Economia, o Paraná liderou o ranking do Sistema Nacional de Emprego com 21.717 trabalhadores com carteira assinada colocados no mercado de trabalho pelas Agências do Trabalhador no primeiro trimestre de 2021. 

O estado obteve uma diferença de 95,7 % em relação ao segundo colocado, que foi o Ceara com 11.096. Em seguida vieram Mato Grosso do Sul (6.796); São Paulo (6.371); Minas Gerais (4.525) e Mato Grosso (4.202).

Já em relação aos estados do sul do Brasil, o Paraná teve um aumento de 572% se comparado com o Rio Grande do Sul (3.792) e 1.040% em relação a Santa Catarina (2.261).
   
Existem hoje 216 Agências do Trabalhador no estado, o que facilita o acesso do trabalhador ao mercado de trabalho. “Este é um reflexo direto do trabalho proativo de captação de novas vagas de empregos que é desenvolvido pela equipe do setor de ‘Intermediação de Mão de Obra’ do Departamento do Trabalho junto às empresas parceiras”, informa o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.      

A ação da Secretaria complementa a política de atração de investimentos determinada pelo governador Ratinho Junior. “Buscamos nos aproximar da iniciativa privada para acelerar a colocação dos trabalhadores no mercado, fazendo com que o Paraná gere mais emprego e renda”, complementa Ney.

OPORTUNIDADE EM MEIO À PANDEMIA - Thamires Lara é técnica em saúde e ficou durante seis meses desempregada devido à crise, até que conseguiu uma vaga de acordo com o seu perfil pela Agência do Trabalhador de Curitiba. Thamires procurou uma vaga pelos canais digitais disponibilizados pelo Governo do Paraná. “Com essa crise que a gente está vivendo, me sinto privilegiada de poder trabalhar de casa tendo uma renda fixa com carteira assinada. A agência do trabalhador me ajudou muito, os profissionais me deram todo o suporte necessário por e-mail para que eu conseguisse de acordo com meu perfil me encaixar em uma vaga de trabalho e consegui. Desde fevereiro estou trabalhando”.

VAGAS DE EMPREGOS NA SEMANA – Esta semana as Agências do Trabalhador estão disponibilizando mais 3.966 oportunidades de empregos nas empresas do Paraná. As principais vagas disponíveis são para auxiliar de linha de produção (2.778 vagas), operador de telemarketing ativo e receptivo (190), alimentador de linha de produção (139 vagas) e auxiliar administrativo (134 vagas). Dessas vagas 710 estão disponíveis nas agências de Curitiba e Região Metropolitana.

(Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto)